Atendimento: 11 4930 3286 | 4210 4606  WhatsApp: +55 11 94743-2407
  • 30-07-2021
  • Alimentação saudável no inverno para idosos

    Você sabia que é possível manter uma diferenciada Alimentação saudável no inverno para idosos? Isso quer dizer manter uma alimentação saudável, equilibrada e que respeite as individualidades de cada organismo. Este é um cuidado que todos devemos ter, em qualquer fase da vida e em todas as estações do ano.

    No entanto, sabemos que é na terceira idade que as pessoas acabam se tornando mais suscetíveis a alguns vírus e bactérias e, por isso, manter uma alimentação saudável no inverno para os idosos, pode fortalecer o sistema imunológico e evitar o aparecimento de doenças comuns nessa época do ano, como:

    • gripes;
    • resfriados;
    • pneumonias.

    Além disso, manter uma alimentação saudável na terceira idade traz enormes ganhos para a qualidade de vida dos idosos!

    É verdade que esse tempo frio tende a ser associado com comidas pouco saudáveis, pesadas e ricas em gordura ou açúcar, por exemplo. Mas não há razão para desespero!

    Equilíbrio é exatamente isso. Você pode aproveitar o seu chocolate quente numa tarde gelada, mas sem esquecer de incluir no seu cardápio diário outros itens que favoreçam a construção de uma alimentação saudável no inverno para os idosos.

    Além disso, é importante observar o comportamento alimentar na terceira idade para identificar possíveis problemas de saúde. Por exemplo, perda ou ganho excessivo de peso em curto espaço de tempo, problemas de mastigação e dificuldades de deglutição ou até diminuição no paladar, são sinais que merecem atenção e acompanhamento profissional para que possam ser tratados adequadamente.

    Quando se fala em manter uma alimentação saudável no inverno para os idosos, é importante ressaltar que é possível, na maioria dos casos, manter o corpo nutrido e saudável apenas com alimentos frescos, diversos e em quantidade adequada. O uso de vitaminas e suplementos não deve ser feito sem a devida orientação médica.

    O segredo para manter Alimentação saudável no inverno para idosos

    Seja entre os idosos ou em pessoas mais jovens, a verdade é que o segredo de uma alimentação saudável começa sempre pelo mesmo ponto: o planejamento. Isso mesmo! Antes de comprar um monte de folhas que vão estragar na geladeira enquanto esperam para serem devoradas, é importante pensar numa rotina alimentar, planejando o cardápio desse idoso, considerando o número de refeições diárias necessárias e a quantidade de comida de cada uma delas.

    Além disso, é importante priorizar sempre os alimentos frescos, evitando os ultraprocessados e ricos em conservantes que são muito prejudiciais à saúde. Para garantir uma alimentação saudável para os idosos no inverno, monte o cardápio semanal com a inclusão dos alimentos que podem fortalecer o sistema imunológico e manter a saúde em dia!

    O que deve fazer parte da alimentação saudável de idosos no inverno?

    Muitas vitaminas, minerais, proteínas e tudo que o seu corpo precisa para encarar o inverno sem deixar a peteca cair, ou melhor, sem deixar a imunidade baixar. Os idosos vêm sofrendo muitas dificuldades desde o início da pandemia de Covid-19. Além do isolamento e distanciamento dos parentes, existe o receio de fazer parte do grupo de maior risco para a doença. Por isso é muito interessante saber que é possível tornar o corpo mais forte e saudável apenas com uma alimentação saudável e equilibrada.

    Conheça os alimentos que ajudam a manter uma alimentação saudável no inverno para os idosos:

    - Cenoura e beterraba:

    Os dois contém muito betacaroteno, que é um antioxidante capaz de aumentar as defesas do organismo e melhorar a saúde do sistema respiratório. São ótimos para prevenir gripes e resfriados. Podem ser consumidos em saladas, sopas e até em sucos! É importante variar a forma de apresentação dos alimentos, para que a rotina alimentar do idoso não se torne cansativa.

    - Couve, brócolis e espinafre:

    São ricos em ferro e cálcio, além da famosa vitamina C, que ajuda a proteger o sistema imunológico. São ótimas opções para ajudar a manter a alimentação dos idosos saudável no inverno!

    - Gengibre:

    Com seu sabor forte, pode ser adicionado em sucos, caldos e sopas. Muito eficaz para combater inflamações na garganta, além de ser rico nas vitaminas C e B6, que melhoram as defesas do organismo.

    - Sopas com proteínas:

    Inverno pede uma sopinha, não é mesmo? Pois saiba que elas podem ser poderosas aliadas da alimentação saudável no inverno para idosos! A dica é usar, além dos legumes e vegetais, proteínas em seu preparo. As proteínas combatem a anemia, que pode causar cansaço excessivo e dores de cabeça. Além da carne vermelha, grãos como feijão, lentilha e grão de bico, também são ótimas fontes de proteína.

    - Frutas cítricas:

    Essas frutas são saborosas, ricas em fibras e vitaminas e, além de tornarem a alimentação na terceira idade mais gostosa, aumentam também a resistência do organismos, prevenindo gripes e resfriados, pois possuem alto índice de vitamina C. Laranja, limão, acerola e kiwi são as mais indicadas!

    - Líquidos:

    A hidratação, seja no verão ou no inverno, é fundamental. É comum que com o tempo mais frio a ingestão de líquidos diminua um pouco, por isso os chás, quentinhos e saudáveis podem ser grandes aliados para manter uma alimentação saudável no inverno para os idosos. Sucos também podem ajudar na hidratação.

    A importância da vitamina D

    A vitamina D é importante para a saúde pois ajuda na absorção de cálcio e fósforo, fortalecendo os ossos (o que previne a osteoporose), dentes e músculos, além de ajudar a manter o cérebro funcionando. Apesar de estar presente em alguns alimentos de origem animal, como ovo, fígado de galinha e de boi, salmão e sardinha, a principal fonte de produção é através da exposição aos raios de sol. A chegada do inverno dificulta um pouco esse processo, mas bastam 15 minutos por dia de banho de sol para fortalecer o seu organismo. Por isso, mesmo com o friozinho, é importante sair um pouco de casa, ou mesmo aproveitar os raios solares que invadem a janela ou a varanda de sua casa.

    No Residência Primaveras priorizamos os cuidados com a alimentação dos idosos, além de trabalharmos para garantir todo o suporte para que nossos hóspedes e residentes tenham uma vida plena e feliz na terceira idade. Saiba mais sobre nossos diferenciais e serviços clicando aqui!


    Posts recentes