Atendimento: 11 4930 3286 | 4210 4606  WhatsApp: +55 11 94743-2407
  • 22-02-2019
  • Dicas para se Obter Qualidade de Vida na Terceira Idade

    Dicas para se Obter Qualidade de Vida na Terceira Idade

    O conceito de envelhecimento está associado à solidão e invalidez, mas é preciso desconstruir esse pensamento e encarar a terceira idade como nova fase de otimismo e qualidade de vida.

    Mudanças de hábitos, práticas de atividades físicas e relação social são aspectos que contribuem para obter uma vida saudável e envelhecer de maneira positiva e feliz.

     

    Qualidade de Vida na Terceira Idade

    Há certo momento da vida em que os filhos já casaram ou não moram mais na mesma casa, a aposentadoria é merecida e sobra tempo para descansar e realizar tarefas que antes eram praticamente impossíveis de se pensar devido à correria do trabalho das pessoas.

    Mas, cuidar da saúde física, mental e emocional deve fazer parte da rotina de todos, principalmente de quem já atingiu a terceira idade. No entanto, é preciso entender que o envelhecimento pode ser muito bem aproveitado e adaptado à realidade de cada um.

     

    Fatores Importantes

    Houve um crescimento relevante quanto à expectativa de vida da população mundial devido ao avanço da medicina e o progresso da saúde pública, destacando medidas que promovem bem-estar físico, social e psíquico.

    De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), é fundamental “adicionar saúde aos anos” das pessoas, e para isso, há cuidados especiais que garantam qualidade de vida na terceira idade.

     

    • Exercícios Físicos: diminui a frequência cardíaca, aumenta massa magra e resistência muscular, previne lesões provocadas por movimentos repetitivos, estimula o fortalecimento e equilíbrio, além de combater distúrbios como ansiedade e depressão;

     

    • Interação Social: frequentar lugares com pessoas para conversar, casas de repouso e residência para idosos, igrejas ou até mesmo ter uma companhia para realizar atividades físicas, podem ser ótimas alternativas para socializar e diminuir as chances de desenvolver transtornos depressivos e sentimentos de solidão;

     

    • Realizar exames médicos regularmente: a partir do diagnóstico precoce, favorece prevenção de doenças que possam apresentar complicações futuras;

     

    • Alimentação Saudável: substituir o sódio (sal) por ervas e temperos, consumir frutas e líquidos para regular o sistema digestivo e principalmente, integrar gorduras boas no dia a dia como: nozes, castanhas, abacate e chia por exemplo.

    Manter uma alimentação saudável ajuda a  fortalecer o sistema nervoso central e prevenir doenças cardiovasculares;

    • Ocupar a mente: aprender coisas novas como artesanatos, culinária, grupos de leitura, aulas de idiomas ou a realização de alguma outra atividade que mantenha o cérebro ativo.

    O que realmente garante qualidade de vida na terceira idade é perceber que envelhecer faz parte do ciclo da vivência humana e o modo de aproveitar essa fase vai depender das escolhas de cada um.

    Ainda é possível praticar esportes, manter uma rotina dinâmica, dançar, namorar, viajar e sair com os amigos. O envelhecimento não deve ser encarado como doença, e sim, como uma experiência.

     


    Posts recentes