Atendimento: 11 4930 3286 | 4210 4606  WhatsApp: +55 11 94743-2407
  • 18-07-2022
  • Cuidado excessivo com os idosos, quando ele traz malefícios!

    Como diria o velho ditado, tudo que é demais faz mal, uma máxima que também pode ser aplicada quando há o cuidado excessivo com os idosos que, ao invés de ajudar, termina por minar a autonomia das pessoas mais velhas e ainda acelerar os efeitos do envelhecimento.

    Há de se pontuar que, muitas vezes, o cuidado excessivo não é percebido por aqueles que se responsabilizam por tomar conta dos idosos. No fundo, as pessoas querem ajudar, mas não raramente desconhecem a forma de fazer isso corretamente, daí a importância de se informar.

     

    Muito ajuda quem não atrapalha

     

    Se o idoso é impedido de fazer atividades que estão ao seu alcance porque se quer evitar “riscos”, o cuidado não é mais um aliado, mas um obstáculo em sua vida. Por isso, o segredo para evitar essa situação é permitir que ele faça o que está dentro de suas possibilidades.

    Assim, se ele consegue realizar ações de higiene pessoal, cuidado com a casa e com as plantas, fazer passeios, ir a encontros com amigos, fazer compras, etc., é necessário que essas atividades não lhe sejam tolhidas, do contrário sua autonomia será colocada em xeque.

    Muitas pessoas gostam de comparar a terceira com a primeira fase da vida e afirmar que os idosos se tornam “bebês”. Nada poderia estar mais longe da verdade, pois quem está na terceira sabe muito bem como é se virar sozinho, diferente de um bebê que desconhece o mundo.

     

    Como evitar o cuidado excessivo com os idosos

     

    O primeiro passo para evitar o cuidado excessivo com os idosos é dar ouvidos a eles. Assim, converse com os mais velhos e pergunte, sinceramente, se eles precisam de ajuda para fazer algo ao invés de tomar a frente e nem lhes dar oportunidade de viver com autonomia.

    Na Residência Primaveras a autonomia é estimulada de diferentes formas, por exemplo:

    • Os idosos participam de oficinas de arte e artesanato, nas quais podem desenvolver atividades manuais, manusear tintas e outros materiais e aplica-los para compor desenhos, peças de decoração e utensílios de acordo com seu gosto pessoal;
    • Nas rodas de conversa, os mais velhos debatem temas atuais, a importância da socialização e etc. Neste instante os idosos estão discutindo a importância de viver cada segundo. Os diálogos são estimulados de maneira coletiva, respeitando a individualidade de cada um e todos podem participar;
    • Nas seções de ginástica os idosos são estimulados a se movimentar e trabalhar partes do corpo que, com o tempo, perdem massa muscular. Além disso, alongamentos e aulas com música ajudam a relaxar e melhorar o humor e os níveis de energia;
    • O cuidado com as plantas é outra atividade que estimula a autonomia, já que os idosos podem se dedicar ao cuidado das hortas dentro do seu ritmo. Ademais, eles colocam em prática conhecimentos adquiridos ao longo de toda a vida.

    Leia, também: Amor na terceira idade

    A verdade é que o cuidado excessivo com os idosos pode gerar tantos problemas quanto a falta de cuidado, pois ao se sentir dependentes, quadros clínicos como a depressão podem surgir, por isso é preciso reforçar o lema de fazer com eles e não por eles.

    Para mais informações sobre como melhorar a qualidade de vida dos idosos e elevar seu bem-estar entre em contato com a equipe da Residência Primaveras!


    Posts recentes