Hoje vamos falar sobre a higiene corporal da pessoa idosa, higiene esta que traz bem-estar e saúde.
Certamente, trata-se de um momento que precisa ser agradável tanto para o idoso quanto para o cuidador.
Primeiramente, é importante entender a rotina do idoso e seus hábitos, o quanto ainda tem de autonomia a fim de auxiliá-lo e de estimulá-lo para a prática das atividades diárias, sendo uma delas a higiene.
Em alguns casos, pode ocorrer que o idoso já não esteja mais apto cognitivamente e muito menos para as atividades de vida diária, sendo necessário que um cuidador o ajude nesses momentos tão importantes, como a higiene.
Quando falamos de higiene, desta que trata da limpeza do corpo, podemos citar por exemplo a LAVAGEM DAS MÃOS tão incessantemente citada durante a pandemia da COVID 19 tamanha sua importância no combate a esta doença.
Aqui vamos falar sobre algumas atitudes que podemos ter para que o momento da higiene se torne mais agradável para o idoso:
HIGIENE DOS OLHOS: A região ocular é muito sensível, temos que prevenir a irritabilidade:
HIGIENE DA PARTE AURICULAR: Não costumamos dizer “limpar os ouvidos” pois não podemos limpar a parte interna, mas somente a externa, que pode criar cera inclusive atrás das orelhas.
HIGIENE BUCAL: Uma região do corpo muito importante e que os idosos costumam ter grande resistência no momento da higiene. A boca é a porta de entrada para bactérias, que podem causar infecções graves até nos pulmões, então é importante manter a boca bem higienizada
Importante também que estejam bem posicionadas e aderidas por meio de fixadores próprios.
Aqui na Residência Primaveras – Casa de Repouso e Centro Dia, nos empenhamos para que os idosos associem o momento de higiene a momentos que lhe tragam bem estar!
#higienedoidoso
#casaderepouso
#centrodia
#envelhecimento
#cuidadoresdeidosos
#ilpi
#idoso