Com o avanço da medicina e a evolução da ciência, a população passou a vencer as doenças e por consequência, viver mais tempo. No entanto, por um longo período, o foco dos cuidados estava somente na cura e não na prevenção. No cenário atual, essa condução de tratamento não é mais o ideal para atender às necessidades da população de idosos que cresce exponencialmente, pois a demanda destas pessoas deve estar mais direcionada para a prevenção e para o cuidado centrado na pessoa, com especial atenção a um tratamento individualizado, visto que este público tem maior tendência a ter doenças crônicas e necessidades diferentes, o que requer cuidado integrado, contínuo e coordenado.
Pensando na perspectiva de saúde das pessoas idosas, a Organização Mundial da Saúde (OMS) definiu as décadas de 2020 e 2030 como a “Década do Envelhecimento Saudável”, com o objetivo de promover a visibilidade dos idosos e derrubar preconceitos em relação a essa parcela da sociedade.
Pensando nisso foram desenvolvidos planos e diretrizes com o objetivo de orientar os países na melhoria no atendimento ao idosos por meio da capacitação dos profissionais direcionados para o cuidado centrado na pessoa, multiplicação do conhecimento, pesquisas e inovações.
Um dos principais pilares na Residência Primaveras é o cuidado Centrado na Pessoa e adotamos o cuidado individualizado, tornando o idoso o protagonista desse cuidado.
#ilpi
#casasderepouso
#idosos
#envelhecimentoativo
#envelhecimento
#alzheimer
#cuidadoresdeidosos
#geriatriaegerontologia