Atendimento: 11 4930 3286 | 4210 4606  WhatsApp: +55 11 94743-2407
  • 23-11-2022
  • Transtorno Neurocognitivo Quais são os primeiros sintomas?

    Dos primeiros sinais de um possível transtorno neurocognitivo maior e o início do comprometimento das habilidades para as atividades de vida diária e instrumentais.

    TRANSTORNO NEUROCOGNITIVO MAIOR, o que é?

    O transtorno neurocognitivo maior implica na defasagem das condições neurológicas que impactam diretamente na funcionalidade do indivíduo, e até bem pouco tempo era chamada de demência.

    QUAIS OS PRIMEIROS SINAIS?

    Os primeiros sinais de um possível transtorno neurocognitivo maior se dá quando o idoso passa a ter falhas constantes de memória, mudança brusca de humor sem um motivo aparente e dificuldade de comunicação. Outro sinal comum é quanto a perda de noção quanto ao tempo e ao espaço, e a perda de habilidades para as atividades rotineiras, como por exemplo cozinhar, tomar remédios e administrar contas ou dinheiro, comprometendo as atividades instrumentais da vida diária (AIVD’s).

    VOCÊ SABE O QUE SÃO AS AIVD’s ?

    As atividades instrumentais da vida diária (AIVD’s) são aquelas mais complexas que incluem por exemplo o preparo de refeições, o uso do telefone e até mesmo de um smartfhone, gerenciamento da própria medicação, administração do dinheiro e do pagamento de contas, manutenção doméstica, fazer compras, enfim, tarefas que são aprendidas normalmente na adolescência e que promovem autonomia ao longo da vida. A preservação desta independência está diretamente ligada à promoção da autoestima e qualidade de vida da pessoa idosa.

    COMO PRESERVAR ESSAS HABILIDADES ?

    Além do tratamento medicamentoso, os ateliês terapêuticos, quando inseridos regularmente no dia-a-dia dos idosos potencializam a função dos medicamentos, ajudando na restauração através de intervenção direta nas eventuais funções perdidas com o tempo, ensinando-os a lidar com novas estratégias que os ajudam por meio da pratica guiada, na estimulação da atenção e a resolução de problemas da vida diária, colaborando também para o adiamento dos efeitos de doenças como o Alzheimer. Para os casos onde a perda das funções é nula, trabalha na manutenção e a promoção desta autonomia ao longo da vida.

    Aqui na Residência Primaveras – Casa de Repouso e Centro Dia, contamos com uma equipe multidisciplinar que trabalha com intuito de promover a manutenção das funções neurocognitivas, do bem estar e da sociabilidade do idoso.


    Posts recentes