Atendimento: 11 4930 3286 | 4210 4606  WhatsApp: +55 11 94743-2407
  • 24-03-2022
  • Transtorno Neurocognitivo e a importância de um diagnóstico precoce e correto

    A demência por AVC é uma condição comum após um Acidente Vascular Cerebral e muitas vezes envolve perdas de habilidade de pensamento, afetando a memória e o raciocínio.
    Isso ocorre quando os danos no cérebro por AVC comprometem a capacidade de processar uma série de informações, prejudicando a velocidade de captação do movimento no entorno, obstruindo o trajeto por onde as informações percorrem e deteriorando as regiões do cérebro, responsáveis por funções como a memória e raciocínio e até mesmo a coordenação motora prejudicando hábitos corriqueiros como escrever, ler e falar.
    Infelizmente, o AVC pode danificar o trajeto por onde as informações percorrem em nosso cérebro e por isso as pessoas podem não corresponder a determinadas atividades e a algumas perguntas bem simples.
    Embora o AVC possa acometer pessoas de todas as idades, é mais comum que ocorra após os 65 anos, sendo assim, torna-se muito importante que as pessoas que acompanham um indivíduo no pós AVC, tenham especial atenção ao comportamento e busquem o mais rápido possível atendimento médico, para um diagnóstico que possa ajudar o idoso no tratamento dos sintomas e na manutenção da qualidade de vida.
    Muitas vezes os sintomas de demência por AVC podem ser confundidos com Alzheimer, no entanto, nesta doença o comportamento e as disfunções normalmente ocorrem lentamente, ao passo que na demência vascular, as mudanças ocorrem subitamente e de forma aguda.
    Um acompanhamento médico minucioso identificará quais as alterações e sua relação com o AVC para então prescrever o tratamento para os sintomas, felizmente existem medicamentos específicos para estímulo da memória e do raciocínio. Simultaneamente ao tratamento médico é muito importante o acompanhamento de um especialista em neuropsicologia, responsável por uma terapia de reabilitação, que funciona como um treinamento cerebral para a região previamente diagnostica e que mais sofreu danos com o AVC.
    Nossa equipe está totalmente preparada para acolher e tratar idosos após um AVC, com destaque para a nossa equipe de neuropsicólogos que, em conjunto com o diagnóstico e tratamento médico, será o apoio psicológico e cognitivo necessários para a reabilitação e manutenção da autonomia deste idoso.
    Venha nos conhecer e aqueça seu coração com o que podemos oferecer ao seu familiar.
    #demenciaporavc
    #transtornoneurocognitivomaior
    #idososativos
    #processodeenvelhecimento
    #idososfelizes

    Posts recentes