As vacinas e a retomada das relações intergeracionais: os múltiplos benefícios para as gerações.
Quanta felicidade ao retomar nossa rotina de convivência. Passeios externos, um cinema, a reabertura das porteiras para uma festa reunindo os familiares dos nossos residentes e hóspedes e porque não um encontro entre os idosos e a moçada?
A disponibilidade da vacina contra o Covid 19 para todas as faixas etárias, nos trouxe de volta grandes possibilidades de convivência. O recomeço e a esperança são um energético em todas as fases da nossa vida e para os idosos também funcionam como estímulo vital e, mesmo que falte a força para seguir o caminho sozinho, nós da Residência Primaveras – Casa de Repouso e Centro Dia, impulsionamos cada um dos nossos queridos idosos, para que sejam protagonistas de grandes feitos e principalmente quando o assunto é a troca entre gerações.
Em uma sociedade cada vez mais acelerada é comum que haja um distanciamento entre as gerações, diferentemente do que ocorre no dia a dia por aqui.
Para nós, a intergeracionalidade - integração entre as gerações de crianças e jovens com os idosos, especificamente - é muito importante para se criar um vínculo de aprendizagem e respeito mútuo, evidenciando a inclusão e melhor desenvolvimento individual e social.
Para os idosos, a convivência com crianças e jovens traz mais alegria e autoestima, tornando-os mais ativos fisicamente e mentalmente e, para o outro lado, crianças e jovens passam a entender o processo de envelhecimento como algo natural, reduzindo o medo e aproximando-os dos idosos, tornando-os mais sensíveis e respeitosos e até mais abertos a dar e receber amor.
Sem contar a experiência incrível da troca, onde os jovens se colocam diante da oportunidade de ouvir histórias daqueles que fazem parte do contexto da mesma história e na contrapartida, poder apresentar novas tecnologias para os idosos que, salientamos, ainda são ávidos por conhecimento.
No dia-a-dia da Primaveras é muito corriqueiro ver uma criança transitando entre os idosos com uma naturalidade ímpar, seja filho de um colaborador ou um visitante, o que, Graças à Deus e à vacina, voltou a ser comum por aqui.
Estamos sempre dispostos a promover encontros entre gerações. Quantas lindas apresentações de balé e visitas de escolinhas de pequenos, já ocorreram na Primaveras, onde momentos alegres, compartilhados entre idosos e crianças, se transformam em experiências únicas e de muito aprendizado para ambas.
Residência Primaveras – Casa de Repouso e Centro Dia, traz em seu DNA a aproximação e respeito entre as gerações.