Atendimento: 11 4930 3286 | 4210 4606  WhatsApp: +55 11 94743-2407
  • 14-10-2015
  • O Tango como Terapia?

    Pesquisador desenvolve modalidade terapêutica capaz de apaziguar problemas de saúde por meio dessa dança típica argentina.

    O psicólogo portenho Ignacio Lavalle Cobo uniu-se a professores de tango do Grupo argentino Dinzel para pesquisar os efeitos terapêuticos dessa dança. Hoje, ele coordena oficinas em hospitais e espaços públicos, aplicando a técnica terapêutica que batizou de psicotango. Em seu consultório em Buenos Aires, por exemplo, o divã foi substituído por um salão de dança.

    O que é psicotango?

    É a união dos benefícios do tango (o ritual da dança e seu abraço) e da psicologia para se chegar à essência das pessoas. Essa terapia é usada para aliviar os sintomas de diversas patologias. “ Também conversamos com o paciente, mas a maior parte do trabalho é corporal “ diz o pesquisador. O tango é revelador do inconsciente. Conduzido de forma correta, torna-se um excelente estímulo à mudança porque melhora a autoestima e favorece a criatividade.

    Quais são os benefícios?

    Os resultados são mais diretos porque palavras às vezes enganam ou demoram para ser expressas, mas o corpo não mente. Ao dançar, a pessoa recria parte de sua vida. Mostra, por exemplo, se é tímida com a cabeça baixa ou quando se deixa entregar no abraço. A gestualidade é interpretada e trabalhamos exercícios para que cada um tenha consciência do que mudar.

    Há casos de sucesso comprovados?

    Vários. No trabalho feito em hospitais, percebemos uma grande melhora na relação entre pacientes, enfermeiros e médicos. Isso porque eles bailam juntos nas sessões, inclusive com familiares e acompanhantes. Além de aliviar os sintomas, a dança ajuda a tratar o estresse dos profissionais de saúde. É também uma ferramenta terapêutica com efeitos curativos que favorece o sentimento de pertencimento ao grupo.

    O tango ainda tem espaço hoje?

    Sim. Com tanta virtualidade, falta contato físico. E o tango aproxima as pessoas, proporciona uma maior conexão de pele, no abraço fechado em que dois corpos dançam como um. É também uma atividade que se diferencia por ser mais introspectiva.

    “O tango é revelador do inconsciente. Conduzido corretamente, torna-se um excelente estímulo à mudança” — Ignacio Cobo

    Fonte: Vida Simples

    shutterstock_254724388


    Posts recentes