Atendimento: 11 4930 3286 | 4210 4606  WhatsApp: +55 11 94743-2407
  • 14-10-2021
  • O que muda na deglutição quando envelhecemos?

    Os alimentos corretos que ingerimos possuem nutrientes que funcionam como combustíveis para a saúde de nossas células, que por sua vez são responsáveis pela qualidade da nossa saúde desde a vida intrauterina e durante toda a nossa vida.

    O processo da alimentação começa pela boca e de forma prazerosa pois além de considerarmos o valor nutricional dos alimentos, um fator importantíssimo é o sabor, cuja sensação de bem estar muitas vezes é associada a situações positivas e a recompensa para algumas situações. Exemplo, assistir um filme comendo pipocas ou tomar um chá no inverno e cada gosto está associado ao paladar pessoal, cultura e costumes.

    A alimentação traduz também a possibilidade de confraternizar, socializar e interagir. Imagine uma festa de aniversário ou um simples encontro com amigos sem comida, isso seria no mínimo esquisito, não é?

    Neste contexto é que conseguimos perceber o quanto um problema de deglutição interfere de forma negativa na qualidade de vida das pessoas e especialmente dos idosos, que tanto necessitam de momentos de acolhimento e sensações que tratem da manutenção do seu bem-estar.

    Entende-se por deglutição o ato de engolir, ou seja, de transportar o alimento da boca, passando pela faringe, esôfago e estômago e esses passos em sequência são controlados pelo sistema nervoso.

    “CURIOSIDADE: quando engasgamos significa que uma pequena parte do alimento ou saliva atingiu a laringe e como um reflexo protetor, uma tosse intensa é produzida na tentativa de expulsar o alimento para que ele não atinja os pulmões.”

    O processo de envelhecimento pode trazer alguns problemas de mastigação (primeira fase do processo de deglutição ocorre na boca) provenientes da falta de dentição ou por próteses inadequadas e também pela diminuição e alteração na consistência da saliva e com a boca seca surge a dificuldade para a formação do bolo alimentar.

    Outro problema é quando a língua perde a força para impulsionar o alimento até a faringe que é constituída totalmente de músculos e quando enfraquecidos comprometem todo o processo até o esôfago e estômago.

    Durante o envelhecimento passamos por um processo de diminuição de funcionalidade destes órgãos e os passos da deglutição tornam-se mais lentos, aumentando a incidência de refluxos gastroesofágico. Dificuldade que tende a ser aumentada quando há doenças que afetam o sistema nervoso ou muscular e até mesmo pelo uso de alguns medicamentos.

    Dentro deste contexto, fica mais fácil compreender a propensão que os idosos têm para os problemas de deglutição. Porém, existem adaptações que contribuem para a manutenção da qualidade neste processo. Bons profissionais de nutrição em um trabalho conjunto com o fonoaudiólogo podem adequar a alimentação conforme a necessidade e o gosto pessoal do idoso, evitando maiores problemas.

    No entanto é pertinente alertarmos para os perigos de uma alimentação inadequada e sobre a importância da atenção para sintomas de tosse durante de depois das refeições.

    Um problema de saúde que debilite o idoso pode colocá-lo em risco e piorar o problema de deglutição levando-o à Disfalgia – sintoma que se caracteriza por qualquer alteração no trânsito do alimento da boca até o estômago e pode levar à aspiração pulmonar, desnutrição e desidratação.

    Por esse motivo é tão importante uma adaptação nutricional para uma alimentação menos sólida e o acompanhamento de um fonoaudiólogo que será o responsável por aplicar técnicas que contribuirão para a reativação das células associadas a um trabalho de fortalecimento da musculatura da boca, face e pescoço que minimizam o problema.

    Aqui na Residência Primaveras – Casa de Repouso e Centro Dia, contamos com a atuação de equipe de fonoaudiologia competente e especializada em pessoas idosas, sempre atentos a qualquer mudança e aptos a adequações alimentares e de fortalecimento do processo de deglutição.

    Somos incansáveis ao acolher, cuidar e preservar a qualidade de vida dos nossos residentes e hóspedes.

    #deglutiçãodosidosos
    #deglutiçãonorocessodeenvelhecimento
    #casaderepousonoabc
    #idososfelizes
    #processodeenvelhecimento
    #envelhecimentoativo


    Posts recentes