Acolher um idoso com Alzheimer vai muito além de oferecer cuidados com a saúde e acompanhamento das tarefas diárias. Estar preparado para uma escuta ativa, é quando nos colocamos diante da pessoa portadora da doença, sem julgamentos e com olhos e ouvidos observadores do novo universo que se aponta. O olhar precisa estar atento aos gatilhos positivos e negativos, com o objetivo de promover o equilíbrio e por consequência, o bem estar do idoso. Não é correto pensar que, por ser ainda uma demência sem cura e progressiva, não devamos buscar alternativas que atenuem as consequências e ofereçam um quadro de tranquilidade ao idoso.
Acolher é também criar estímulos cognitivos fundamentais para a proteção do intelecto, atenuando a velocidade da deterioração das atividades da região do cérebro atingida. Existem muitas possibilidades de exercícios que estimulam o cognitivo, que vão desde estimular atividades da vida diária, como participar da preparação de pratos, onde o idoso terá a oportunidade de exercitar os sabores e aromas da comida, ouvir uma música que tenha um significado especial, deixar um álbum de fotografias da família à mão, uma conversa em grupo onde desperta uma lembrança, tudo isso é capaz de promover estímulos da memória afetiva que tanto ajudam a trazer sentimentos de pertencimento e tranquilidade.
Nossos residentes e hóspedes participam regularmente de ateliês cujo principal objetivo é a estimulação cognitiva. A equipe da residência Primaveras - Casa de Repouso e Centro Dia, é especializada no acolhimento e cuidados da pessoa idosa com Alzheimer e traz o amor ao cuidado em seu DNA.
Venha nos conhecer e surpreenda-se positivamente.
#idosos
#casaderepousoecentrodianoabc
#casasderepouso
#ilpi
#geriatriaegerontologia
#gerontologia
#alzheimer
#cuidadoresdeidosos
#estimulacaocognitiva