Atendimento: 11 4930 3286 | 4210 4606  WhatsApp: +55 11 94743-2407
  • 04-06-2021
  • Idosos e tecnologia

    Com certeza a sua relação entre idosos e tecnologia é diferente da relação dos seus pais, que é diferente da relação dos seus avós e, sem dúvidas, é muito diferente da relação que seus filhos têm ou terão com ela. Isso ocorre porque os avanços do setor tecnológico se tornaram muito intensos nos últimos anos e acabaram intensificando essa disparidade entre as diferentes gerações. 

    Afinal, enquanto as crianças nascem imersas num mundo tecnológico, as pessoas mais velhas acabam tentando acompanhar essa transformação pouco a pouco diante dos seus olhos. É comum, portanto, que a relação entre idosos e tecnologia seja um pouco mais complexa do que nas outras faixas etárias. Uma pessoa nascida em 1950, por exemplo - numa época em que não existia celular, internet, rede social, onde as pessoas se comunicavam por carta e a televisão estava engatinhando no Brasil -, hoje, aos 71 anos, precisa assimilar que através de um pequeno smartphone é possível “ir” ao banco, tirar fotos, falar com familiares e amigos, ler as notícias, acessar as redes sociais, assistir filmes, usar aplicativos que vão lembrar a hora dos seus remédio, te indicar exercícios e até o momento certo de beber água!  Como ela poderia imaginar na sua juventude que hoje o mundo caberia na palma da sua mão?

    Mesmo assim, por mais complicado que possa parecer, os idosos e a tecnologia podem e devem ser grandes aliados! É possível aproveitar os benefícios da tecnologia para os idosos, respeitando os limites e vontades de cada pessoa. Para que isso aconteça, sempre lance um olhar diferente para seus pais e avós. Entenda que o que parece muito simples e intuitivo para você, é um tanto mais complexo para eles. Nada que um pouco de estímulo e paciência não resolvam: idosos e a tecnologia podem caminhar juntos sim!

    Dados sobre o uso da tecnologia na terceira idade

    Duas pesquisas recentes, uma divulgada pela TIC Domicílios, do Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (em 2019) e outra realizada pelo Sesc São Paulo e Fundação Perseu Abramo (em 2020), revelaram alguns dados interessantes da relação entre idosos e tecnologia:

    • Entre os maiores de 60 anos, 58% têm acesso à internet pelo celular, porém apenas 8% utilizam o computador para esse fim.
    • Em 2006, entre os maiores de 60 anos, 63%  conheciam o termo “internet”, já em 2020 esse número subiu para 81%.
    • Apenas 19% dos idosos fazem uso efetivo da rede em seu dia a dia.
    • 72% da população da terceira idade nunca usou um aplicativo.
    • 62% dos idosos nunca utilizaram as redes sociais.
    • Entre os idosos que não fazem uso da internet, 72% afirmam que a falta de habilidade com equipamentos eletrônicos é o principal obstáculo.

    Esses números revelam que apesar de uma relativa melhora em comparação com anos anteriores, a relação entre idosos e tecnologia ainda encontra grandes desafios. Além da falta de habilidade com equipamentos eletrônicos, os entrevistados também revelaram ter medo de perder a sua privacidade, receio dos possíveis golpes online e da segurança de seus dados. Com o envelhecimento da população, fenômeno comum em todo o planeta devido ao aumento da expectativa de vida, é muito importante pensarmos em sociedade e junto aos governantes em políticas de inclusão digital para a terceira idade, atendendo aos anseios de um público que vem crescendo e merece toda a nossa atenção.

    Os benefícios da tecnologia para idosos

    Da mesma maneira que a tecnologia hoje é parte indissociável da vida de praticamente todos os brasileiros, ela também pode trazer muitos benefícios para o público da terceira idade. No último ano, diante do grande desafio imposto pela pandemia da Covid-19, os idosos as redes sociais, os aplicativos de mensagens e as compras online foram aliados importantes para aplacar a solidão do isolamento e evitar riscos para  a população mais velha. 

    Além disso, existem diversos aplicativos para smartphones que podem ser aliados no estímulo e preservação da função cognitiva dos idosos, incentivando o uso da memória e do raciocínio. Isso sem falar nos aplicativos para leitura de livros e nas próprias redes sociais como forma de interação com o mundo. Muitos avós acabam podendo acompanhar à distância o dia a dia dos seus netos através das redes. Obviamente que essa junção de idosos e tecnologia deve ser norteada pelo uso seguro e correto dos dispositivos.

    Promover o acesso digital de forma responsável, faz da tecnologia uma aliada. Usar a tecnologia na terceira idade pode melhorar a qualidade de vida e a autonomia da população idosa. Sempre vale lembrar que, por mais conectados que vocês estejam de forma online, nada substitui o contato pessoal e a conversa. Por isso, estejam presentes sempre que possível!

    Acolhimento e aprendizagem para a terceira idade

    Nós do Residência Primaveras  acreditamos na importância dos estímulos de aprendizado e conhecimento de forma geral para os idosos. Por isso, trabalhamos com uma equipe multidisciplinar que oferece aos nossos hóspedes e residentes todo o conforto, estímulo e segurança que eles precisam nessa fase da vida. Acreditamos que o desenvolvimento da relação entre idosos e tecnologia possa sim acontecer através de cursos ou projetos. Principalmente através do apoio e ajuda de pessoas próximas, como os próprios familiares e cuidadores. Para estimular o uso da tecnologia na terceira idade todos nós podemos fazer a nossa parte, seja tirando dúvidas, ensinando novos truques, apresentando aplicativos seguros e interessantes e alertando também para os possíveis golpes e perigos da internet.


    Posts recentes