Atendimento: 11 4930 3286 | 4210 4606  WhatsApp: +55 11 94743-2407
  • 14-05-2025
  • Grupos de Apoio para familiares com idosos portadores de Alzheimer ou outras demências. Uma rede de conhecimento e de escuta.

    Quando um familiar é diagnosticado com Alzheimer, não é somente o idoso que adoece, mas sim, todos os que o rodeiam, pois ao perceber que histórias vão se apagando da memória e o semblante vai ficando sem a expressão das emoções de uma vida, é como se ocorresse um luto antecipado.

    Além desse sentimento, vem o cansaço que sobrecarrega o cuidador mais próximo. Esse momento sensível, requer cuidados para todos os envolvidos.

    É nesse momento que é necessário buscar grupos de apoio aos familiares de pessoas com Alzheimer e outras demências, são espaços onde a empatia acontece por meio de trocas de experiências e vivências, considerando que todos ali passam por situações similares.

    Grupos de apoio são fundamentais para o bem-estar de familiares que cuidam de idosos nessas condições de demência, oferendo uma rede se apoio, conhecimento e escuta para momentos tão sensíveis.

    O que é possível encontrar nos grupos de apoio para familiares portadores de demência:

    Suporte emocional: o ambiente oferece a oportunidade para compartilhar angústias e dificuldades, gerando apoio mútuo.

    Troca de experiências e informações: a vivência de cada familiar pode ser uma informação a mais sobre a doença e como agir em momentos específicos, quais cuidados e recursos possíveis em diferentes estágios da doença.

    Promoção da ajuda mútua e fortalecimento por meio de uma rede de contatos, afastando o isolamento dos cuidadores.

    Como encontrar um grupo de apoio?

    Associações de Alzheimer: ABRAZ (Associação Brasileira de Alzheimer), por exemplo.

    Institutos e Centros de Referência: Instituto Alzheimer Brasil e outros podem encaminhar para demais grupos regionais.

    Centros de Saúde e Hospitais que trabalham com a população de idosos, podem ajudar indicando grupos próximos.

    Em resumo, a ajuda mútua é fundamental diante do desconhecido que é o cuidar de um novo estado de um familiar. Sentir-se acolhido e que não está sozinho em seus sentimentos é a base para o autocuidado e o cuidado com o outro.

    De qualquer modo, estamos aqui para acolher seu familiar portador de demência com uma equipe especializada e muito amor por cada indivíduo, seja na modalidade residência ou centro dia.


    Posts recentes