No dia 17 de maio é celebrado o Dia Mundial da Hipertensão Arterial, com o objetivo de alertar sobre os perigos dessa enfermidade silenciosa em todas as fases da vida.
A Sociedade Brasileira de Patologia (SBP) se empenha na conscientização da população sobre os danos irreversíveis à saúde que a hipertensão, quando não tratada, pode causar. Sendo uma das principais causas do infarto e do acidente vascular cerebral (AVC) e insuficiência renal a hipertensão é implacável nos danos à saúde, porém com a prevenção e o tratamento pode ser controlada por anos a fio.
A hipertensão arterial é definida pela condição clínica relacionada ao aumento da pressão mínima, onde a pressão do sangue ao impulsionar para o corpo todo, acontece de forma permanentemente intensa, sendo capaz de provocar danos em sua estrutura. Pode estar relacionada à uma doença, sendo identificada como secundária e nesse caso é importante tratar a causa e a primária e mais comum, sem uma causa definida.
Embora a hipertensão arterial primária não aponte causa definida, está relacionada ao estilo de vida, histórico familiar e tem grande prevalência em pessoas com sobrepeso, aquelas que praticam pouco ou nenhum exercício físico, que estão expostas a condições de stress e ansiedade e consomem muito sal.
Apesar de silenciosa, a pressão alta pode provocar alguns sintomas como dor de cabeça frequentes, falta de ar e palpitações que atuam como sinais de alerta provenientes da alteração do bombeamento do sangue, portanto é muito importante aferir a pressão regularmente.
Após o diagnóstico é importante saber que não há cura, porém pode ser controlada e nem sempre por meio do uso de medicamento ou somente dele, mas sim é imprescindível a mudança de hábitos e adoção de um estilo de vida mais saudáveis no que diz respeito à alimentação com redução do sal, da gordura e do álcool, abandono do fumo, praticar atividades físicas e práticas que tragam o bem estar físico e mental.
O tratamento levado a sério e de forma contínua, atua diretamente na qualidade de vida e por consequência, na longevidade.
Agora que sabemos que nossas boas escolhas em relação aos nossos hábitos fazem parte do tratamento e prevenção da hipertensão arterial, vamos praticar e incentivar o auto cuidado e cultivar o longeviver com todo o bem estar que a vida pode oferecer. Aqui na Residência Primaveras – Casa de Repouso e Centro Dia, cuidamos para que cada um dos nossos residentes e hóspedes tenham uma vida boa em todos os sentidos.
E você, vai aproveitar este alerta para mudar seus hábitos?
# Dianacionaldeprevençãoecombateahipertensãoarterial
#hipertensãoarterial
#casaderepousoecentrodianoabc
#envelhecimentoativo