Em 11 de Abril é celebrado o Dia Mundial De Conscientização de Parkinson, uma doença degenerativa, crônica e progressiva do sistema nervoso central, descoberta há mais de 200 anos. É a patologia do gênero que mais ocorre no mundo e perde em frequência somente para o Alzheimer, atingindo 1% da população mundial acima dos 65 anos. No Brasil estima-se que 200 mil pessoas sejam portadoras da doença.
A data foi estabelecida pela Organização Mundial da Saúde em 1998, com o objetivo conscientizar sobre os sintomas, promover pesquisas e alertar sobre o momento certo de procurar ajuda médica e o tratamento adequado para cada paciente e estágio da doença. Além é claro de educar e promover a colaboração da sociedade para que o portador da doença e seus familiares tenham maior qualidade de vida.
A causa da Doença de Parkinson, é a morte das células responsáveis pela produção de dopamina, um neurotransmissor que, entre suas funcionalidades, está a de controlar os movimentos e a coordenação motora.
A também conhecida como paralisia Agitante, se caracteriza pelo tremor de repouso e das extremidades, rigidez nas articulações, dificuldade postural, além de outros sintomas como dificuldade ao falar, engolir, escrever, distúrbios do sono e do intestino e até depressão.
Embora ainda não exista a cura para a doença, o Mal de Parkinson é tratável com medicamentos diários e vitalícios, que repõem parcialmente a dopamina e auxiliam na transmissão de mensagens entre as células nervosas, o que contribui para a melhora dos sintomas. A escolha do protocolo de tratamento precisa levar em consideração a idade, sintomas e estágio da doença.
A fim de restaurar e manter as funções o tratamento deve ser complementado por meio de terapia ocupacional, fisioterapia e demais profissionais da saúde como fonoaudiólogo e neuropsicólogo.
Caso perceba um ligeiro tremor nas mãos, perda de expressão facial e piscar de olhos menos frequentes, associados à tontura, procure um médico.
A Primaveras- Casa de Repouso e Centro Dia, está preparada para receber seu familiar e cuidar para que a saúde física e emocional do seu idoso querido seja preservada e restaurada. Venha nos conhecer e se alegrar com o que vê.
#envelhecimentoativo
#envelhecimentocomqualidadedevida
#diamundialdaconscientizaçãodadoençadeparkinson
#centrodia
#casaderepousoaoladodesaopaulo