Dia 27 de agosto é comemorado o dia do psicólogo, profissional que ajuda o ser humano a adquirir maior conhecimento sobre si mesmo e a enfrentar os problemas da vida com mais segurança, autonomia e empatia consigo e para com o próximo.
No processo de envelhecimento, o psicólogo também tem um papel importante a ser discutido. Ele atua junto ao idoso, priorizando as funções cognitivas por meio de estimulação cognitiva e lúdica, proporcionando, assim, uma melhora geral do bem estar, que se reflete e contribui na disposição física, no estado de humor, na memória, na socialização com outros idosos e no convívio com a família.
Quer entender melhor sobre o papel do psicólogo na fase do envelhecimento? Continue a leitura a seguir.
Envelhecimento: a atuação necessária de um psicólogo. Entenda!
Durante muito tempo apenas os aspectos biomédicos dos idosos eram prioritários, mas hoje em dia essa realidade mudou e a demanda de profissionais que cuidam do bem estar emocional e psíquico do idoso aumentou.
Atualmente, muitos idosos vivem em residenciais, como na Residência Primaveras, e o dia a dia é composto por muitas atividades terapêuticas não farmacológicas realizadas pelos profissionais da equipe multidisciplinar, incluindo o psicólogo.
Esse profissional auxilia em diversos aspectos do processo de envelhecimento, bem como nas relações interpessoais do idoso/idoso, idoso/família, idoso/cuidadores; e ajuda a família a entender essa fase da vida do seu familiar idoso, sobretudo se cuidando também.
Portanto, o trabalho do psicólogo dentro de instituições de longa permanência é muito relevante, contribuindo, principalmente, para uma melhoria na qualidade de vida do idoso, facilitando a sua participação na vida em família e em sociedade.
Veja como funciona a atuação do psicólogo:
Faça uma visita à Residência Primaveras
Você está com algum familiar que precisa de uma casa de repouso? Entre em contato agora mesmo conosco e agende uma visita na Residência Primaveras - Casa de Repouso e Centro Dia. Além de prestar um serviço humano respeitando a individualidade de cada idoso, nós temos também um compromisso com o bem estar dele.
Por isso, é importante ressaltar que na Residência Primaveras a atuação do psicólogo é voltada à aquisição e manutenção de estratégias para o enfrentamento do processo de envelhecimento, além, é claro, da melhora da qualidade de vida do idoso de maneira geral.
Dessa forma, concluímos que os psicólogos podem contribuir no entendimento dos desafios que o envelhecimento traz, tendo um papel fundamental em diferentes contextos na vida dos idosos.
Nós, da Residência Primaveras, gostaríamos de felicitar os nossos profissionais, além de todos outros atuantes da área que cumprem esse papel de forma brilhante.
Feliz dia do psicólogo!