A consulta com o médico Geriatra tende a ser mais longa que a consulta médica comum, por que nela o médico procura identificar vários aspectos da saúde do paciente, de seus familiares, os hábitos de vida que o mesmo possui e que podem influenciar de forma positiva ou negativa o envelhecimento. Além disso, procura identificar quais os remédios que faz uso, aspectos psicológicos, como é a sua interação com seu ambiente, como é a sua alimentação, ou seja, procura identificar de fato todos os aspectos.
É exatamente durante esta conversa com o paciente ou seu familiar que o médico conseguirá reter dados e informações importantes.
Além de reter informações durante esta conversa com o paciente, é realizado exame físico geral detalhado, onde é realizado testes de funções de quase todos os sistemas do organismo. Com base neste contexto (conversa e exames físicos) é que o médico identifica quais os exames complementares necessários para que possa realizar o acompanhamento específico para cada paciente, levando também em consideração sua idade.
Algumas vezes não é identificado nenhum tipo de doença, em outros casos doenças diversas, que podem não haver cura como a hipertensão, porém que pode ser controlada.
Todo este processo e consulta, esta relação médico-paciente visa tratamentos preventivos para uma vida melhor e mais equilibrada, como também, curativa para os casos em que identificado alguma doença.