Atendimento: 11 4930 3286 | 4210 4606  WhatsApp: +55 11 94743-2407
  • 26-03-2019
  • Atividades que Melhoram a Memória dos Idosos

    Atividades que Melhoram a Memória dos Idosos

    Saiba a razão pela qual o esquecimento torna-se mais comum na terceira idade e quais atividades ajudam a melhorar a memória dos idosos

    Pequenos esquecimentos fazem parte da vida de qualquer pessoa. Mas a perda de memória em idosos pode ser um sinal de alerta para doenças como o Alzheimer, por exemplo.

    A questão que se aponta, é: o que acontece com o nosso cérebro quando envelhecemos? Existem maneiras de melhorar a memória dos idosos?

    É comum que surjam muitas dúvidas sobre o que ocorre com o avançar da idade. Mas felizmente, nem sempre o esquecimento é indicação de uma doença mais grave.

    Neste artigo, iremos abordar as causas do esquecimento e quais atividades melhoram a memória dos idosos.

    Causas da Perda de Memória nos Idosos

    Por se tratar de um processo natural da vida, o envelhecimento apresenta mudanças fisiológicas que acometem algumas partes do corpo, incluindo o cérebro. São elas:

     

    ➡️ Hormonais: são mensageiros químicos responsáveis por despertar, restaurar e proteger o crescimento das células que se reduzem com o avançar da idade;

    ➡️ Baixa no fluxo sanguíneo para o cérebro, o que afeta a memória;

    ➡️ Hipocampo: há a deterioração da região do cérebro encarregada pela composição e recuperação da memória.

    Em determinada idade, o armazenamento de informações vai sendo reduzido. No entanto, é possível retardar o esquecimento por meio de atividades que melhoram a memória dos idosos.

     

    Atividades que Melhoram a Memória dos Idosos

     

    1. Palavras Cruzadas

    Palavras cruzadas

    Preencher e completar os espaços vagos de uma coluna de letras que juntas formam uma palavra,no sentido horizontal ou vertical, são uma excelente opção para ativar a funcionalidade cerebral dos idosos. Isso porque, quanto mais o cérebro recebe informações, mais dados são esperados.

     

    1. Jogo das Diferenças

    Jogo da diferença

    Considerado como o jogo ideal para estimular a memória dos idosos, o jogo também conhecido como “O jogo dos 7 erros”, propõe um esforço do indivíduo à analisar e investigar alterações entre duas imagens que aparentemente são iguais.

     

    1. Teatro ou Dança

    teatro

    O idoso se exercita e trabalha a mente ao mesmo tempo em que se diverte, pois ao praticar teatro ou dança, o idoso precisa decorar movimentos, instruções e falas para realizar a atividade.

    Além de apresentar melhorias à memória dos idosos, o teatro e a dança promovem um envelhecimento ativo e saudável.

     

    1. Dominó

    Dominó

    Um dos jogos mais tradicionais presente na vida da maioria das pessoas, o dominó desenvolve habilidades cerebrais que atuam como prevenção da perda de memória por meio da construção de uma estratégia no jogo, por exemplo.

    Além do que, o dominó estimula a memória dos idosos através do despertar da concentração, do raciocínio lógico e a percepção visual, promovendo ainda a interação social.

     

    1. Quebra-cabeça

    Quebra cabeça

    O quebra-cabeça é uma ótima ferramenta para estimular a memória dos idosos, pois achar as peças que se encaixam uma para as outras faz com que o indivíduo guarde informações sobre os formatos das peças e seus respectivos pares.

    Outros benefícios que o jogo proporciona à mente, são o aumento das habilidades cognitivas e do raciocínio. Isso porque, o cérebro recebe estímulos para reconhecer as características que se relacionam no jogo.

     

    1. Aprender um Novo Idioma

    Novo Idioma

    Segundo o estudo publicado pela revista “American Academy of Neurology”, aprender uma nova língua na terceira idade retarda o aparecimento de doenças como o Alzheimer devido aos incentivos cognitivos que a memória dos idosos recebe.

     

    1. Sudoku

    sudoku

    Por ser um jogo de lógica e raciocínio lógico, o Sudoku é um quebra-cabeça que exige muita atenção, paciência e familiaridade com cálculos simples. Visto que o objetivo do jogo é posicionar os números de 1 a 9 em cada linha, coluna e quadrado de 3x3, de modo que não se repitam no sentido horizontal e vertical.

    Estimular as funções cognitivas por meio de atividades simples é fundamental para garantir maior qualidade de vida e melhorar a memória dos idosos.

     


    Posts recentes