Atendimento: 11 4930 3286 | 4210 4606  WhatsApp: +55 11 94743-2407
  • 23-09-2021
  • Ateliê de Atividades Instrumentais Da Vida Diária desta semana foi um sucesso!

    Cada idoso que passa a fazer parte da nossa casa, seja como residente ou centro dia, passa por uma avaliação de forma holística cujo objetivo principal é entender o patamar de independência , autonomia e promover a manutenção da capacidade funcional de cada um estimulando-os ao compartilhamento e respeito das suas próprias histórias de vida.

    As atividades instrumentais da vida diária (AIVD’s) são aquelas mais complexas que incluem por exemplo o preparo de refeições, o uso do telefone e até mesmo de um smartfone, gerenciamento da própria medicação, manutenção doméstica, fazer comprar, enfim, tarefas que são aprendidas normalmente na adolescência e que promovem a autonomia ao longo da vida. A preservação desta independência está diretamente ligada à promoção da autoestima e qualidade de vida da pessoa idosa.
    Os ateliês terapêuticos, quando inseridos regularmente no dia-a-dia dos idosos potencializam a função dos medicamentos, ajudando na restauração através de intervenção direta nas eventuais funções perdidas com o tempo ensinando-os a lidar com novas estratégias que os ajudam por meio da prática guiada, na estimulação da atenção e a resolução de problemas da vida diária, colaborando também para o adiamento dos efeitos de doenças como o Alzheimer. Para os casos onde a perda das funções é nula, trabalha na manutenção e para o alongamento desta autonomia ao longo da vida.

    Nessa semana realizamos o Ateliê Terapêutico de Atividades Instrumentais Da Vida Diária e foi um sucesso! Explicamos como seriam as atividades e os idosos ficaram super animados com as situações simuladas, das quais eles propuseram qual seria a loja de departamento, o supermercado, o banco com o qual iriam interagir.

    Na parte externa da casa montamos o Mappin, Unibanco, Carrefour, um local para pré-preparo para o cardápio e em cada “estabelecimento” havia um “atendente” para interagir com os idosos, além de responder às perguntas por telefone.

    Estratégia: cada idoso recebeu 200,00 (fictícios) e o desafio de comprar ingredientes para um almoço para 4 pessoas, pagar uma conta de luz (impressa), preencher o cheque, além de resolver algum problema por telefone e se sobrasse dinheiro, poderiam comprar um supérfluo no supermercado ou algo na loja de departamentos. No final ainda haveria de sobrar dinheiro para comprar um pastel e um refrigerante, na barraca montada no jardim.

    A experiência foi extremamente rica e nos propiciou avaliar a autonomia de cada idoso e o tipo de atividade que toca suas memórias afetivas de forma mais forte.
    No mais, as imagens podem dizer...

    Aqui na Residência Primaveras – Casa de Repouso e Centro Dia, contamos com uma equipe multidisciplinar que trabalha com muito amor para a restauração e manutenção das funções neurocognitivas, responsáveis pela atenção, memória, bem estar, funções executivas e flexibilidade que por consequência, levam a melhoria no condicionamento social.

    Venha tomar um café conosco e surpreenda-se!

    #casasderepouso #ilpi #aivds #envelhecimentosaudavel #alzheimer #envelhecimento


    Posts recentes