Quantas Vezes Nos Lembramos De Algo E Começamos A Rir Sozinhos Com Vontade De Contar O Que Sentimos, Ou Estamos Tristes E Queremos Que Alguém Pergunte Se Estamos Bem E Realmente Esteja Disposto A Saber?
Um Dia Ou Outro Estando Quietos É Até Bom, Porém Quando Isso Torna-Se Rotina, As Pessoas Vão Murchando E Parece Até Que As Cores Da Vida Passam Despercebidas. Isso É Mais Pura Solidão.
Estar Rodeado De Pessoas Nem Sempre Significa Que Estamos Livres De Nos Sentirmos Sozinhos, Muitas Vezes, Não Estamos Inseridos Naquele Contexto E Sentimos Falta De Companhia De Iguais.
Nesse Momento, É Fundamental Uma Atividade Que Estimula Boas Conversas, De Uma Maneira Para Lá De Natural.
As Rodas De Conversa Soam Como Uma Motivação À Fala E À Escuta. É O Momento Em Que Um Terapeuta Mediador Provoca Um Debate Entre Um Grupo De Idosos, Onde Os Participantes Opinam Sobre Temas Atuais, Proporcionando A Socialização E A Empatia No Grupo.
Normalmente O Terapeuta Propõe Assuntos Do Cotidiano Ou Veiculados Na Mídia E Um Dos Temas É Escolhido Pelos Próprios Idosos, Que São Incentivados A Opinar E Até Mesmo Trazer Para Uma Esfera De Troca De Experiências. O Mais Importante É Que Cada Idoso Tenha Seu Espaço De Fala E Pratique O Exercício Da Escuta.
A Roda De Conversas Promove A Socialização E A Melhora Nos Relacionamentos Entre Os Residentes E Hóspedes, O Que Os Leva A Dar Devida Atenção Às Opiniões Daqueles Com Quem Convivem. Passam A Conhecer Melhor Sobre Crenças E Vivências Do Grupo E A Respeitá-Las, O Que Faz Brotar Sentimentos Bons Como O De Se Colocar No Lugar Outro, Trazendo Novos Aprendizados, Distração E Estimulação Da Memória.
Na Residência Primaveras – Casa De Repouso E Centro Dia, Temos O Privilégio De Contar Com Equipe De Arte Terapia, Que Ao Conduzir As Rodas De Conversas Entre Nossos Amados Idosos, Extrai O Melhor Resultado No Âmbito Da Bilateralidade Da Escuta E Da Fala, Muitas Vezes Proporcionando Aos Idosos, O Ressignificar Da Vida Para Um Novo E Enriquecido Ciclo.