Atendimento: 11 4930 3286 | 4210 4606  WhatsApp: +55 11 94743-2407
  • 15-04-2021
  • Rodas de conversa sobre o envelhecimento – a bilateralidade da escuta e da fala

    As Rodas de Conversa soam como uma motivação à fala e à escuta. É o momento em que um terapeuta mediador provoca um debate entre um grupo de idosos, onde os participantes opinam sobre temas atuais, proporcionando a socialização e a empatia no grupo.
    Normalmente o terapeuta propõe assuntos do cotidiano ou veiculados na mídia e um dos temas é escolhido pelos próprios idosos, que são incentivados a opinar e até mesmo trazer para uma esfera de troca de experiências. O mais importante é que cada idoso tenha seu espaço de fala e pratique o exercício da escuta.
    A Roda de Conversa promove a socialização e a melhora nos relacionamentos entre os residentes e hóspedes, o que os leva a dar devida atenção às opiniões daqueles com quem convivem. Passam a conhecer melhor sobre crenças e vivências do grupo e a respeitá-las, o que faz brotar sentimentos bons como o de se colocar no lugar outro, trazendo novos aprendizados, distração e estimulação da memória.
    Na Residência Primaveras – Casa de Repouso e Centro Dia, temos o privilégio de contar com os notáveis profissionais @Guilherme de Almeida e @Veruska Mendes Vasconcelos, que ao conduzirem as Rodas de Conversa entre nossos amados idosos, extraem o melhor resultado no âmbito da bilateralidade da escuta e da fala, minimizando a dor do isolamento social pelo qual passamos e permitindo que os participantes se sintam amparados e acolhidos.
    Guilherme de Almeida é Artista Orientador, Educador Corporal, Arteterapeuta e mestrando em Estética do Envelhecimento na UNESP.
    Veruska Mendes Vasconcelos é Neuropsicóloga e especialista em Cuidados Paliativos pelo Pallium Instituto de Medicina da Argentina e em Reabilitação Cognitiva para Idosos pela Universidade de São Paulo.
    Quer saber mais, entre em contato conosco.
    #rodadeconversasentreidosos
    #rodasdeconversa
    #casaderepousonoabc
    #darvozaoidoso
    #socializaçãodeidosos


    Posts recentes