A função de Cuidador de Idosos vem ganhando notoriedade em uma sociedade onde o crescimento da população idosa é vertiginoso. Profissionalmente, foi recentemente inserida pelo Ministério do Trabalho e segue ganhando espaço nas ILPIs.
Se a palavra “cuidar” tem tantas qualidades intrínsecas, não se torna difícil realizar uma analogia entre a função de um Cuidador de Idosos e o seu significado, sendo que de toda forma, a expectativa sobre o ato de cuidar é antes de tudo o acolher e o prestar atenção ativa ao assistido.
Entre as características de um cuidador, destacamos a importância de se ter interesse sobre a realidade do processo de envelhecimento e das necessidades dos idosos, por meio de um contato diário e de assistência a este grupo da população. É necessário desenvolver habilidades e competências específicas, que o torne habilitado a entender as necessidades das pessoas idosas, diferenciando das demais faixas etárias.
Este profissional é valorizado dentro das ILPIs e ocupa um lugar de destaque quando, a partir de objetivos e diretrizes estabelecidos pela Instituição, exerce sua função prestando um cuidado humanizado, competente e ético, contribuindo para um envelhecimento ativo e saudável ao idoso assistido.
O cuidador acompanha as atividades diárias daqueles idosos que necessitam de cuidados prolongados, tem uma função ampla e versátil dentro do contexto de cuidados aos idosos institucionalizados.
Entre as atribuições deste profissional está a responsabilidade pelo elo entre a equipe da ILPI e os familiares, pois está inserido no contexto diário do idoso e acompanha sua evolução junto aos profissionais da saúde atuantes em uma Instituição de Longa Permanência para Idosos.
Ressaltamos algumas funções importantes deste profissional na engrenagem da Instituição de Longa Permanência:
● Ser solidário e praticar a escuta ativa junto ao assistido;
● Auxiliar na alimentação e higiene;
● Acompanhar e motivar o idoso à pratica de exercícios e participação em oficinas terapêuticas, bem como participar destas atividades com os idosos;
● Ajudar na locomoção para atividades, caminhadas, banhos de sol;
● Mudar o idoso de posição, sempre buscando o conforto, caso não consiga fazer isso sozinho;
● Motivar e promover a autonomia do idoso para as atividades básicas de vida diária, bem como às atividades instrumentais de vida diária;
● Acompanhar em consultas médicas;
● Comunicar à equipe de saúde sobre mudanças no estado de saúde da pessoa cuidada;
● Trabalhar em equipe;
● Fazer anotações claras e legíveis de todos os cuidados prestados e observações feitas, datar e assinar;
● Cumprir rotinas estabelecidas pela instituição;
Aqui na Residência Primaveras – Casa de Repouso e Centro Dia, estamos sempre dedicados a manter a qualidade do nosso trabalho e para isso proporcionamos possibilidades de aprendizado e melhoria constante para nossa equipe, incluindo os cuidadores, pois sabemos que se mantivermos as pessoas preparadas, vamos contribuir cada vez mais para a melhoria da qualidade de vida dos nossos residentes e hóspedes.
Venham nos conhecer, teremos prazer em receber você.
#papeldoscuidadores
#envelhecimentoativo
#centrodia
#daycare
#casadereousoecentrodia
#idososativos
#idosos
#alzheimer
#geriatriaegerontologia
#ilpi
#centrodia
#casasderepouso
#cuidadoresdeidosos