Atendimento: 11 4930 3286 | 4210 4606  WhatsApp: +55 11 94743-2407
  • 12-09-2022
  • A solidão que mata! O que fazer para evitar a solidão?

    Infelizmente os dados sobre suicídio são alarmantes, só no Brasil ocorrem cerca de 12 mil por ano e no mundo chega a 1 milhão. 96,8% dos suicídios são acarretados por transtornos mentais sendo em primeiro lugar a depressão, seguido de transtorno bipolar e uso abusivo de substâncias que podem tornar-se verdadeiras drogas, dessa forma, o suicídio está entre as 3 principais causas de morte no mundo. Embora os casos ocorram em todas as faixas etárias, precisamos olhar para os nossos idosos que estão entre a estatística.

    Alguns fatores atrapalham na percepção precoce de indivíduos que estão predispostos a esse ato extremo e que ajudaria muito na prevenção do suicídio. Entre eles está o tabu relacionado ao assunto, seja por questões religiosas ou morais e por isso muitas pessoas não falam por medo ou vergonha, quando na verdade esse assunto deveria ser tratado como um importante problema de saúde pública.

    Esse é um estigma intrínseco na sociedade e não desaparecerá sem o esforço de todos inclusive por meio do preparo dos profissionais da área da saúde. A grande maioria da sociedade encara o problema como uma situação pontual, porém, temos visto cada vez mais próxima de nós. A luta para derrubar as barreiras contra a prevenção é fundamental para que as pessoas sintam-se seguras para abordar seus próprios sentimentos em relação à vida e expectativas sobre ela.

    A prevenção deve ser encarada não só como um problema de saúde mas também em âmbito da sociedade como um todo e no caso das pessoas idosas, não só aspectos biológicos e psicológicos, como também a inclusão social e cultural que leva o indivíduo a se sentir importante dentro do seu círculo familiar e de amigos.

    A solidão é uma vilã entre todos os sentimentos que podem levar aos transtornos por meio de grande tristeza quando o idoso acredita que não faz diferença na vida de mais ninguém. Quantas vezes um idoso se sente abandonado mesmo estando rodeado de familiares, pois sente-se invisível, não é considerado nas conversas ou tem suas opiniões ignoradas.

    Principais sinais de que a pessoa idosa está precisando de ajuda:

    • Apatia
    • Falta de apetite
    • Pensamentos negativos
    • Baixa autoestima
    • Desinteresse por socializar-se
    • Desleixo quanto a aparência
    • Irritabilidade
    • Choro
    • Falta de vontade para realização de coisas básicas como cuidar da higiene
    • Resistência a alguns assuntos

     

    Outros fatores como dificuldade de acesso a medicamentos, maus-tratos, perda de autonomia inclusive a financeira, doenças incapacitantes, apropriação do seu dinheiro e dos bens sem consentimento, isso tudo interfere no estado de ânimo do idoso e pode interferir negativamente para que o idoso tire a própria vida.

    Mais do que tudo, uma palavra resume o que o idoso precisa de nós...a EMPATIA que fortalecerá nosso senso de escuta ativa e nos levará a perceber o quanto podemos ajudar com a nossa presença, nossa disponibilidade de escutar o que a pessoa idosa tem a nos dizer. Considere este caminho que poderá trazer surpresas para seu próprio crescimento como pessoa e como um futuro idoso, sabendo o quanto é importante se manter protagonista em todas as fases da sua existência.

    Aqui em nossa casa, praticamos incansavelmente o atendimento humanizado, que consiste em observar cada residente e cada hóspede como um ser único, com sua história, seu passado e com muita vontade de estimular todos a viverem bem o seu presente e fazer de tudo para que ele e ela ainda acreditem num futuro de novas vivências e descobertas.

    Residência Primaveras – Casa de Repouso e Centro Dia, estamos juntos na luta e na prevenção ao suicídio.

     


    Posts recentes