A Atividade Física e o Envelhecimento
O envelhecimento é um fenômeno natural da vida, sorte de quem chega nesta fase e melhor ainda se estiver com saúde e vitalidade.
Cientificamente falando, sabemos que as células envelhecem assim como o sistema fisiológico, psicológico e social em todos os seres vivos.
A capacidade funcional está totalmente vinculada a alguns fatores como a genética, estado psicoemocional e ao estilo de vida.
Sendo assim, a prática de exercícios físicos na terceira idade torna-se essencial, para a prevenção e tratamento do declínio funcional associado ao envelhecimento.
Seguir uma plataforma de exercícios físicos regulares, sendo estes aeróbios ou anaeróbios, favorece um envelhecimento mais saudável e seguro.
O objetivo é melhorar a manutenção da saúde diminuindo a incapacidade funcional atrelada a uma expectativa de vida mais saudável.
Para que esta população alcance benefícios de modo condizente, devemos considerar algumas precauções:
Através da prática corporal é possível melhorar a qualidade de vida e reintegrar os idosos socialmente visto que muitos programas podem ser realizados em grupo e de forma lúdica.
Exercícios regulares propiciam ao idoso viver com mais independência e saúde, prevenindo as doenças que acorrem durante o processo de envelhecimento, enfim é a essência da saúde física e emocional na terceira idade.
Na Residência Primaveras – Casa de Repouso e Centro Dia, temos como missão aplicar módulos de exercício que estimulem as capacidades físicas como força, resistência e flexibilidade, respeitando as limitações de cada indivíduo e com um trabalho multidisciplinar.
Como consequência, temos observado resultados incríveis e motivadores.
Aqui na Residência Primaveras todo dia é dia de atividade física. E se as pernas cansarem, caminharemos com o coração.
Luiz Gustavo de Souza
Professor de Educação Física Especialista em Fisiologia do Exercício e Reabilitação de Lesões Musculoesqueléticas
Cref. 100659 G/SP