• 12-04-2019
  • A Atividade Física e o Envelhecimento

    O envelhecimento é um fenômeno natural da vida, sorte de quem chega nesta fase e melhor ainda se estiver com saúde e vitalidade.

    Cientificamente falando, sabemos que as células envelhecem assim como o sistema fisiológico, psicológico e social em todos os seres vivos.

    A capacidade funcional está totalmente vinculada a alguns fatores como a genética, estado psicoemocional e ao estilo de vida.

    Sendo assim, a prática de exercícios físicos na terceira idade torna-se essencial, para a prevenção e tratamento do declínio funcional associado ao envelhecimento.

    Seguir uma plataforma de exercícios físicos regulares, sendo estes aeróbios ou anaeróbios, favorece um envelhecimento mais saudável e seguro.

    O objetivo é melhorar a manutenção da saúde diminuindo a incapacidade funcional atrelada a uma expectativa de vida mais saudável.

    Para que esta população alcance benefícios de modo condizente, devemos considerar algumas precauções:

    • Autorização médica para a prática de exercícios;
    • Avaliação individual;
    • Programa de atividades prescritos e acompanhado por um profissional de Educação Física.

    Através da prática corporal é possível melhorar a qualidade de vida e reintegrar os idosos socialmente visto que muitos programas podem ser realizados em grupo e de forma lúdica.

    Exercícios regulares propiciam ao idoso viver com mais independência e saúde, prevenindo as doenças que acorrem durante o processo de envelhecimento, enfim é a essência da saúde física e emocional na terceira idade.

    Na Residência Primaveras – Casa de Repouso e Centro Dia, temos como missão aplicar módulos de exercício que estimulem as capacidades físicas como força, resistência e flexibilidade, respeitando as limitações de cada indivíduo e com um trabalho multidisciplinar.

    Como consequência, temos observado resultados incríveis e motivadores.

    Aqui na Residência Primaveras todo dia é dia de atividade física. E se as pernas cansarem, caminharemos com o coração.

    Luiz Gustavo de Souza

    Professor de Educação Física Especialista em Fisiologia do Exercício e Reabilitação de Lesões Musculoesqueléticas

    Cref. 100659 G/SP

     


    Posts recentes