Atendimento: 11 4930 3286 | 4210 4606  WhatsApp: +55 11 94743-2407
  • 27-11-2025
  • Os riscos do câncer de mama na velhice

    Quando pensamos em câncer de mama, muitas vezes associamos a campanha de prevenção apenas às mulheres em idade reprodutiva ou na fase adulta ativa. No entanto, é fundamental lembrar que o risco da doença não desaparece com o passar dos anos. Pelo contrário, a incidência de câncer de mama aumenta com a idade, tornando a prevenção e o diagnóstico precoce ainda mais essenciais na terceira idade.
    É importante a prevenção continua em todas as idades
    Entre os idosos, especialmente mulheres após os 60 anos, o câncer de mama é uma das doenças malignas mais comuns. Ainda assim, por falta de informação ou pela falsa sensação de que “na velhice não acontece mais”, alguns cuidados vão sendo deixados de lado. É nesse ponto que precisamos reforçar: não devemos esmorecer! A prevenção é um compromisso para toda a vida.
    O câncer de mama, assim como em outras faixas etárias, pode ser silencioso no início. Por isso, o exame clínico regular e a mamografia de acordo com orientação médica continuam sendo aliados importantes. Sinais como alterações na pele da mama, nódulos, secreções ou mudanças no formato merecem atenção imediata, independentemente da idade.
    A boa notícia é que, quando diagnosticado precocemente, o câncer de mama tem altas taxas de tratamento eficaz e cura, inclusive entre pessoas idosas. O cuidado contínuo permite detectar alterações antes que avancem, garantindo não apenas mais vida, mas sim, com mais qualidade de vida.
    Além dos exames, os hábitos saudáveis como alimentação equilibrada, controle de peso, prática de atividade física adequada à idade e acompanhamento médico regular, também contribuem para a prevenção e para o fortalecimento do organismo.
    Cuidar da saúde mamária na terceira idade é um ato de amor, respeito e responsabilidade com quem vive uma fase tão rica e especial da vida. Na Residência Primaveras, reforçamos diariamente que envelhecer com saúde significa manter o olhar atento, cultivar o autocuidado e valorizar cada etapa da vida com dignidade e carinho.
    Que possamos, juntos, continuar promovendo informação, apoio e cuidado, porque prevenção não tem idade, e viver bem também não.


    Posts recentes