Se o seu pai tem apresentado episódios frequentes de agitação, é provável sim que esteja pedindo ajuda.
Quando um idoso se mostra agitado com frequência, e não consegue expressar claramente, precisamos estar atentos para entender qual o motivo, ao que pode estar relacionado, seguem algumas possibilidades:
Nesse contexto, é muito importante a introdução de abordagens gerontológicas, que podem e devem ser utilizadas para aliviar o sofrimento de um idoso, especialmente se ele demonstra agitação, mesmo sem verbalizar diretamente.
Como a Gerontologia pode ajudar?
Por ser um campo que estuda o envelhecimento de forma global, levando em conta aspectos físicos, emocionais, sociais e cognitivos. Ela pode atuar com diferentes abordagens prática.
Como:
Por meio de uma avaliação multidimensional do idoso
Um gerontólogo ou equipe geriátrica pode identificar:
Intervenções não medicamentosas
Estímulo à socialização
Comunicação alternativa
Apoio ao cuidador
Portanto, para alívio e melhora na rotina, tanto do idoso, quanto dos familiares, é muito importante procurar um geriatra com abordagem gerontológica, ou uma casa de repouso onde haja uma equipe interdisciplinar (gerontólogo, psicólogo, terapeuta ocupacional, fonoaudiólogo) para uma avaliação completa.
Venha conhecer nossa equipe e a forma como nosso trabalho pode contribuir para o bem-estar e a felicidade do seu familiar.