No dia dos Avós de 2025, vamos celebrar as raízes e histórias que são verdadeiras fontes ancestrais do amor.
O amor dos nossos avós é uma ponte entre o hoje e nosso passado mais longínquo.
Pode ser ainda uma lenda viva e até mesmo uma história de afeto guardada na memória.
A ancestralidade do amor praticamente regula o que somos hoje e o que passaremos para os nossos filhos e netos. É como mergulhar em uma fonte profunda de sabedoria, memórias pra lá de afetivas. É um amor que atravessa o tempo — firme, silencioso, mas cheio de presença, que ajuda no nosso fortalecimento, pertencimento e continuidade.
Algo curioso é quando um descendente, mesmo sem nunca ter conhecido os bisavôs...trazem gestos, jeito de olhar e até mesmo um jeito de dizer algo...como não constatar a ancestralidade?
Por ser esse amor que chegou antes de nós está entrelaçado com a própria história do tempo e do lugar onde tudo se originou. Fala sobre cuidado e construção de família e se transforma em muito mais que afeto, é legado.
Uma receita de família, fotos, rodas de conversas, tudo traz de volta a sensação da presença e o amor que permanece.
É comum associarmos os avós ao acolhimento e proteção. Seja em forma de um colo, de uma comida feita com carinho, ou de uma palavra sábia naquele momento que tanto buscamos.
Essa ancestralidade tem um poder tão significativo, que, mesmo após sua partida, os avós continuam presentes a ponto de concedermos a eles o lugar de anjos de proteção. Quem nunca se pegou sentindo a presença forte de um vovô ou uma vovó em determinadas situações. Seja pelo aroma de uma comida, uma música uma palavra solta?
Vamos combinar algo para esse domingo: se você tem a dádiva de ter seu avó ou avó por perto, aproveite para curtir e se não os têm mais fisicamente presentes, conte história sobre eles aos seus filhos, prepare uma receita de família e se sinta aconchegado nesse dia.
Feliz dia dos avós para os modernos, para os tradicionais, para os avós de sangue e para aqueles adotados pelo seu coração.
Por aqui vamos mimar todos os nossos vovôs e vovós.