Em 15 de junho é celebrado o Dia Mundial da Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa, instituído em 2011 pela Organização das Nações Unidas (ONU).
Em sinergia com essa data, o mês todo é marcado pela campanha Junho Violeta, cujo objetivo é a sensibilização sobre ações criminosas contra idosos e a mobilização da sociedade para a proteção dessa população, visto que, infelizmente esse tipo de violência aumentou 22% em 2024, com destaque para o estado de São Paulo.
A violência contra idosos vai além do físico, manifestando- se também de forma psicológica, patrimonial e agora também por meio de golpes virtuais como o “Fake Lovers” no qual pessoas de aproveitam da carência e vulnerabilidade de idosos, passando-se por namorados, quando na verdade, são estelionatários que provocam danos emocionais e financeiros, ferindo-os na dignidade humana. Além de golpes diversos para clonagem de telefone e transferências bancárias.
Para 2025, o tema da campanha é “Entre Gerações - Laços que Protegem”, um incentivo ao diálogo entre gerações como forma de enfrentamento da violência contra pessoas idosas.
O objetivo é promover a convivência entre pessoas de idades diferentes mostrando o quanto é importante para o aprendizado mútuo e dessa forma impedir ou minimizar as situações de violação dos direitos das pessoas idosas.
Haverá um trabalho de multiplicação desta ação nos municípios onde já foram implantados Conselhos Municipais de Direito da Pessoa Idosa que visa, aos poucos, construir e fortalecer uma política de proteção ao idoso e incentivar as pessoas à denúncia de violência.
As campanhas são implementadas, no entanto, se não fizermos a nossa parte em denunciar e botar a boca no trombone quando desconfiarmos de ação violenta, seja física, moral ou virtual, não haverá mudanças.
Disque 100 da Ouvidoria Nacional dos Direitos Humanos do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC).
Aqui na Residência Primaveras – Casa de Repouso e Centro Dia, condenamos toda e qualquer atitude violenta contra o idoso!
Trazemos em nosso DNA a essência do cuidar, acolher e entre tantas coisas, o ESCUTAR os anseios de cada um dos nossos residentes e hóspedes. Em nossa casa, toda a equipe é especializada nos cuidados com a pessoa idosa e estamos sempre atentos aos perigos que possam vir até de forma virtual.
Pratique o amor e fique atento ao movimento!