Atendimento: 11 4930 3286 | 4210 4606  WhatsApp: +55 11 94743-2407
  • 23-04-2024
  • Acatisia, um transtorno na demência

    Acatisia é um transtorno que ocorre nos portadores de algum tipo de demência, caracterizado por uma sensação de inquietação mental que causa distúrbios motores impedindo que o paciente permaneça parado, levando-o a balançar o corpo ou andar de um lado para o outro e fazer movimentos repetitivos. Geralmente, o idoso não consegue sequer permanecer sentado, visto que o desconforto é mais proeminente nas pernas. Pode causar também insônia.

    O que pode causar Acatisia?

    O uso de alguns medicamentos antipsicóticos, em especial os mais incisivos no tratamento, como: haloperidol, flufenazina e trifuoperidol, estão entre as principais causas da Acatisia. São considerados efeitos colaterais desses medicamentos e ocorrem normalmente, após o terceiro dia de ingestão do medicamento.

    Embora a maior incidência ocorra por medicamentos, essa condição também pode ocorrer em portadores de Parkinson, mesmo sem o uso da medicação citada. E, eventualmente, durante o uso de medicamentos antináuseas, antibióticos e antivertiginosos. Pode ocorrer também em casos de abstinência por dependentes químicos.

    O diagnóstico da Acatisia é baseado em avaliações (sintomas) e comportamentais por critérios objetivos e também subjetivos, por um médico e uma equipe de saúde.

    O tratamento pode ser indicado por meio da mudança do antipsicótico com menor teor das substâncias que a causam, sendo substituído na fase aguda por inibidores da serotonina. Porém, nas Acatisia crônica, essa estratégia é menos eficaz.

    Aqui na Primaveras, além de estarmos aptos no que se refere à gerontologia, somos focados no tratamento humanizado e cada idoso é protagonista na atenção e no tratamento.


    Posts recentes