Atendimento: 11 4930 3286 | 4210 4606  WhatsApp: +55 11 94743-2407
  • 27-03-2024
  • Meus pais estão esquecendo muita coisa. O que devo fazer? A quem procurar?

    A vida é construída em fases e todas elas nos reservam descobertas e desafios. Nossa geração está chegando ao momento de cuidar dos pais. Mas será que estamos preparados para compreender as mudanças sobre o nosso papel diante desses cuidados?

    De repente começamos a perceber que nossos pais passaram a esquecer coisas corriqueiras do dia a dia, condição que nos preocupa diante do desconhecido.

    Com o envelhecimento alguns fatores implicam na defasagem das condições neurológicas que impactam diretamente na funcionalidade do indivíduo.

    Os sintomas iniciais podem ser facilmente confundidos com o processo natural do envelhecimento, fazendo com que o portador da doença demore a obter o diagnóstico pois a evolução da doença pode ser lenta.

    Quanto mais precoce for a identificação, maiores serão as chances de postergar a progressão da doença, por meio do controle e monitoramento dos sintomas.

    Se os sintomas abaixo forem recorrentes, é fundamental procurar um médico geriatra para iniciar o tratamento adequado o quanto antes.

    Sintomas da demência

    Problema para se expressar, dificuldade em encontrar as palavras dentro do contexto.
    Perda de memória recente, como por exemplo, o que ocorreu ontem, o que aconteceu há uma hora.
    Dificuldades para executar tarefas intelectuais, como fazer contas, ler livros e participar de jogos.
    Perda da capacidade para desempenhar tarefas do dia a dia, como cozinhar, dirigir e retirar dinheiro em caixa eletrônico.

    Desorientação no tempo (que dia é hoje?) e no espaço (onde estamos agora?).
    Colocar objetos fora do lugar (como guardar alimentos no guarda-roupas, sapatos na geladeira).
    Alterações repentinas de humor e de comportamento.
    Alterações de personalidade (pessoa muito extrovertida tornar-se reservada e quieta)
    Apatia e perda de iniciativa para tomada de decisões, às vezes as mais simples.

    Qual o médico procurar para obter o diagnóstico?

    Um dos pilares da especialização em geriatria é a mente: aspectos relacionados ao estado mental e cognitivo característicos das pessoas idosas como transtornos cognitivos, depressão, demência.

    Diante dos primeiros sintomas, é importante procurar um médico geriatra, que reconhecendo os sintomas, poderá encaminhar para um neurologista, para que sejam realizados os exames necessários, chegar ao diagnóstico e por consequência, um tratamento médico e terapêutico adequado.

    É fundamental estar atento aos sinais para que a ajuda venha a tempo de atender às necessidades e para que a qualidade de vida do idoso seja mantida pelo maior tempo possível.

    Na Residência Primaveras, buscamos a evolução do atendimento aos nossos residentes e hóspedes por meio de uma equipe especializada no que há de melhor em geriatria e gerontologia, nunca deixando de lado o aspecto do amor e do acolhimento, seja na modalidade residência ou em nosso centro dia.

    Venha nos conhecer!

     

     


    Posts recentes