Atendimento: 11 4930 3286 | 4210 4606  WhatsApp: +55 11 94743-2407
  • 20-03-2024
  • Dia Mundial da Saúde Bucal – a importância da dentição no envelhecimento

    No dia 20 de março é celebrado o Dia Mundial da Saúde Bucal, e o objetivo da data é conscientizar a população sobre a importância dos cuidados com a higienização e prevenção de problemas dentários desde a infância até o envelhecimento.

    O processo de envelhecimento traz algumas mudanças para o organismo e entre elas está a diminuição da massa muscular e óssea, aumento do colesterol e imunidade baixa. Portanto, o cuidado com a saúde merece maior atenção, inclusive a bucal, pois alguns problemas bucais também passam a ser mais propensos.

    Quais os problemas bucais mais comuns na terceira idade?

    Devido ao avanço da idade ocorre a diminuição gradativa da produção de saliva, composta de nutrientes importantes para a saúde dos dentes como o cálcio e o fosfato, sendo assim, além de possíveis danos às restaurações antigas, os problemas mais propensos ao chegarmos à terceira idade são:

    • Gengivite
    • Periodontite
    • Cáries de raiz
    • Xerostomia (boca seca)
    • Mau hálito

    Considerando que durante toda a vida, a visita periódica ao dentista é muito importante para a saúde no geral, visto que nossa alimentação começa com uma boa mastigação, na fase de envelhecimento o cuidado deve ser ainda mais observado, inclusive por conta do consumo de alguns medicamentos que contribuem para a diminuição da produção de saliva.

    Alguns cuidados são fundamentais para prevenção de problemas dentários na terceira idade:

     Estimular a produção de saliva por meio da boa alimentação rica em fibras, frutas, verduras e legumes in natura e principalmente manter o hábito da hidratação bebendo água com frequência.

    • Higienização: escovação com creme dental à base de flúor pelo menos 3 vezes ao dia, utilizando escova macia e sem muita pressão para não machucar a gengiva e desgastar o esmalte dos dentes, passar o fio dental com frequência e principalmente à noite, não esquecer que a língua também precisa ser higienizada.
    • Prótese: deve ser escovada sempre fora da boca, com pasta especial e remoção de todo e qualquer resíduo de alimento.
    • Visitas periódicas ao dentista: para manutenção e cuidados preventivos, mesmo que o idoso use próteses para verificação da necessidade de troca e saúde da gengiva.

    Os cuidados citados devem ser realizados regularmente pelo próprio idoso e mesmo que ocorra a perda de autonomia e problemas motores ou cognitivos, esses cuidados devem mantidos pelo cuidador.

    Aqui na Residência Primaveras – Casa de Repouso e Centro Dia, estamos sempre atentos à prevenção e aos cuidados da saúde no geral, com especial atenção à saúde bucal.

    Nossa maneira de cuidar é humanizada, venha conferir.


    Posts recentes