Atendimento: 11 4930 3286 | 4210 4606  WhatsApp: +55 11 94743-2407
  • 19-03-2024
  • Livros e filmes sobre Alzheimer – uma forma de conhecer mais sobre a doença

    Os filmes e livros são ferramentas incríveis para a aproximação e compreensão sobre determinados temas, nos ajudam a refletir, pois muitas vezes nos vemos representados naquelas personagens.

    O Alzheimer como tema central dos filmes e livros torna as produções muito emocionantes, nos envolvem e nos humanizam de tal forma a provocar os sentimentos mais fraternos, isso ocorre porque nos apresentam, com a devida licença poética, a realidade dos seus portadores, permitindo um olhar diferente sobre o mundo e sobre a doença. As histórias mostram desde o cotidiano, cuidados, onde a doença pode levar, até os avanços científicos nas buscas pela cura ou estabilidade e normalmente contam com instituições encarregadas pela checagem de informações.

    Para os apreciadores de boas histórias, que imprimem uma marca através da emoção e que buscam uma nova forma de enxergar a doença, aconselhamos  que assistam e leiam as obras a seguir:

     Filmes e séries:

    The Alzheimer’s Project é uma série da HBO composta por 4 documentários The memory loss tapes (As fitas da memória perdida, Grandpa, do you know who I am? (Vô, você sabe quem eu sou, que convivem com avós que sofrem do transtorno), Momentum in science (Avanços da ciência) e Caregivers (Profissionais da saúde)

    Still Alice ,

    Diário de Uma Paixão,

    Iris ,

    Longe Dela,

    Tudo o que Tivemos,

    Alive Inside

    A Moment To Remenber

    Livros

    Os livros são muitos, separamos alguns dos mais lidos e bem avaliados:

    Alzheimer não é o fim: Estratégias para familiares e amigos. Fernando Aguzzoli

    Desembarcando o Alzheimer: um guia prático para familiares e cuidadores. Dra. Ana Hartmann e Dr. Fernando Lucchese.

    Alzheimer, o dia de 36 horas. Cuidando de quem tem e de quem cuida.Nancy L. Mace e Dr. Peter V. Rabins

    Minha aventura contra o Alzheimer. Memórias de um homem que sobreviveu à guerra do Iraque, foi diagnosticado com a doença, formou família e encarou uma jornada contra o tempo e seu destino. Chris Gaham

    O bem no mal de Alzheimer. Zulmira Elisa Vono

    Acreditamos que essas obras trazem a informação e a leveza necessárias para a compreensão e enfrentamento de momentos tão sensíveis, na vida do portador e do cuidador.

    Nós da Residência Primaveras – Casa de Repouso e Centro Dia, vivemos esta realidade com alguns dos nossos residentes e hóspedes e os acolhemos com muito carinho e poesia.


    Posts recentes