Atendimento: 11 4930 3286 | 4210 4606  WhatsApp: +55 11 94743-2407
  • 05-02-2024
  • Suplementação alimentar para os idosos. Quando usar? É Necessário?

    Com o passar dos anos, absorção dos nutrientes passa a ser deficitária em nosso corpo e normalmente essa deficiência nutricional está relacionada à falta de vitaminas do complexo B e D e também à ingestão de remédios de uso contínuo.

    Muitas vezes os nutrientes podem ser mal aproveitados já no início da digestão, principalmente no processo de envelhecimento, portanto, quando o idoso apresenta deficiência em algumas vitaminas e sais minerais, é importante entender junto a um médico nutrólogo sobre a necessidade de introduzir a suplementação alimentar.

    Alertamos que antes de qualquer introdução na suplementação, é importante a avaliação médica sobre o grau de autonomia, mobilidade e comorbidade do idoso, e somente com a orientação de profissionais da área da saúde sobre quais suplementos, quantidades e rotinas, é que se efetivamente introduza na rotina do paciente.

    Os benefícios da suplementação para os idosos vão desde melhora na pele, musculatura e por consequência na força, cognição e memória, visto que o organismo estará recebendo todos os nutrientes necessários para o bom funcionamento, desempenho e melhora no sistema imunológico. Portanto ajuda na prevenção e tratamento de doenças crônicas como diabetes, osteoporose e até mesmo doenças cardíacas.

    É fundamental entender que não se trata de remédio ou solução para as doenças, mas sim um plus no controle do bom funcionamento do corpo. Toda e qualquer suplementação precisa estar alinhada simultaneamente a uma alimentação natural rica em proteína magra, vegetais, frutas, derivados do leite e também a uma rotina de exercícios físicos regulares, principalmente os relacionados a cardio e força, pontos imprescindíveis para a longevidade com qualidade de vida.

    Afinal, o que são suplementos alimentares?

    São produtos que contribuem para a complementação de nutrientes, minerais e vitaminas, que não estejam sendo produzidos naturalmente pelo organismo. Podem se apresentar como capsulas, pós e líquido, oferecendo a possibilidade de ser introduzido na alimentação.

    Geralmente os suplementos mais indicados pelos médicos são as vitaminas B e D, magnésio, coenzima Q10 e Ômega 3, esse último indicado para diminuição dos riscos de demência, por exemplo.
    Mas, atenção!!

    Prescrição e posologia, somente com a orientação de um profissional da saúde. Procure um médico que poderá dizer se essa é a melhor opção para o seu familiar idoso. E se disser que sim, que todos possam desfrutar dos bons resultados.


    Posts recentes