Atendimento: 11 4930 3286 | 4210 4606  WhatsApp: +55 11 94743-2407
  • 01-01-2024
  • 5, 4 , 3 , 2 …1 – 2024 sob o olhar dos idosos

    É comum a crença de que após uma certa idade não se faz planos ou não se estabelece meta para o ano novo. Há um fundo de verdade, principalmente devido às questões de saúde. No entanto, essa não precisa e não pode ser a única verdade, considerando o aumento na expectativa de vida e proporcionalmente, a possibilidade de se melhorar sua qualidade, mesmo na terceira idade.

    Os benefícios das metas para as pessoas idosas

    Já é comprovado por meio de pesquisas, que os idosos que traçam metas e que vivem com um propósito desfrutam de muitos benefícios para a saúde física e emocional e, por consequência, tem melhora no sistema imunológico e psíquicos.

    Assim como em todas as fases da vida, é importante a constituição de objetivos para o ano seguinte, visto que esse período funciona como uma oportunidade de renovação e recomeço.

    As metas e resoluções para o próximo ano podem partir para fatores bem simples, porém muito valiosas, como:

    ● Dar o primeiro passo para mudança de hábito, por exemplo, saindo do sedentarismo ao incluir atividade físicas regulares no dia a dia. Há muitas atividades que podem ser praticadas pela pessoa idosa e mesmo iniciando na terceira idade constitui mudanças benéficas tanto para o corpo melhorando a flexibilidade a força, controle de peso e relaxamento, como para a prevenção de doenças degenerativas ligadas a cognição.
    ● Alimentar-se melhor priorizando grupos de alimentos nutritivos que trazem uma gama de vitaminas necessárias para o bom funcionamento do organismo, impedindo que a falta de nutrientes traga problemas de saúde. Se necessário, pode-se recorrer à suplementação.
    ● Para de fumar. Existem estudos que comprovam a eficácia de deixar de fumar mesmo que isso ocorra há anos, é sempre tempo de resgatar a qualidade de vida.
    ● Dedicar-se a fazer o que gosta, um hobby pode vir da infância, assim como também pode ocorrer uma vontade de realizar algo que nunca fez e isso tornar-se um hábito e um estilo de vida. Pode ser dançar, tricô, costura, coral e até mesmo aprender algo totalmente novo.

    Pois bem, ter metas e objetivos alimenta a vontade de viver em todos, inclusive nos idosos. Cabe a cada um de nós, incentivar os idosos a traçarem seus objetivos e metas para o ano novo. E você, o que tem feito para motivar seu familiar a traçar seus planos.

    Aqui na Residência Primaveras, promovemos rodas de conversas onde cada idoso menciona o que deseja e a nós cabe buscar como podemos contribuir para a meta de cada um.

    Para os idosos da nossa casa, 2024 tem o olhar da esperança em muitos passeios, encontro com familiares e amigos, fazer algo pela primeira vez e por aí vai.

    Em contagem regressiva...nossa equipe, nossos residentes e hóspedes, desejamos a todos um ano novo com muitos objetivos alcançados.

    5, 4, 3, 2 ...1...2024 está logo ali.

    Feliz Ano Novo em folha !!!

    Como ajudar as pessoas idosas com suas metas no novo ano

     

    É importante que a pessoa idosa esteja rodeada de familiares e amigos que a motivem no cumprimento de suas resoluções de ano novo.

    Por outro lado, sabemos que existem algumas famílias com contextos mais desafiadores, em alguns casos, que até são impeditivos para estarem presentes na rotina da pessoa idosa. No entanto, há outras formas de apoio que podem ser somadas à família e aos amigos, como os cuidadores, por exemplo.

    Na Cia Cuidadores, nós acreditamos nos benefícios que o convívio familiar traz para o bem-estar físico e mental das pessoas idosas e, por isso, nos especializamos em prestar cuidados in loco, ou seja, no conforto do seu lar.

    Mais do que permitir que a pessoa idosa esteja em um ambiente seguro, ao lado de pessoas nas quais ela confia e ama, ajudamos a manter a rotina da sua família mais leve. Juntos, podemos ajudar a tornar reais as expectativas e metas da pessoa idosa para o novo ano!


    Posts recentes