Atendimento: 11 4930 3286 | 4210 4606  WhatsApp: +55 11 94743-2407
  • 20-12-2023
  • Conheça os novos 5 Ms da geriatria

    Com o aumento exponencial da longevidade em todo o mundo, os estudos na área da geriatria estão se intensificando a cada ano e com o objetivo de potencializar os cuidados aos idosos, profissionais criam conceitos que contribuem muito para a busca constante do bem estar dessa população.

    Os 5s M da geriatria vêm de encontro dos 5 Is, esses conhecidos como as síndromes mais comuns na terceira idade: imobilidade, instabilidade postural, incontinência, insuficiência e iatrogenia (decorrente do uso de muitos medicamentos).

    Vamos então aos 5Ms da geriatria.

    Conceito criado em 2017, por uma médica americana chamada Mary Tinetti, que vem ganhando espaço nos centros acadêmicos por meio de workshops e rodas de discussão, cujo foco é comunicar o diferencial da nova geriatria e coloca 5 aspectos essenciais na abordagem ao idoso, levando a um atendimento mais eficaz tanto no cuidado quanto na comunicação com esse público:
    1 – Mente: aspectos relacionados ao estado mental e cognitivo característicos das pessoas idosas como transtornos cognitivos, depressão, demência.
    2 – Medicação: analise quanto à real necessidade de ingerir diversas medicações simultaneamente causando efeitos colaterais.
    3 – Mobilidade: tudo o que está ligado ao equilíbrio, nível de dificuldade de locomoção e risco de quedas.
    4 – Multicomplexidade: atenção àquele idoso que possui múltiplas doenças crônicas como diabetes, hipertensão, artrose, demência, entre outras.
    5 – “Mais Importante”: essa expressão traduz a importância do respeito às opiniões e desejos do
    Com isso, destaca-se então que é fundamental por parte dos profissionais da geriatria, um gerenciamento de um plano de cuidados em conjunto com a gerontologia e o envolvimento de outras especialidades no segmento da saúde.

    Na Residência Primaveras, buscamos a evolução do atendimento aos nossos residentes e hóspedes por meio de uma equipe especializada no que há de melhor em geriatria e gerontologia, nunca deixando de lado o aspecto do amor e do acolhimento.


    Posts recentes