Atendimento: 11 4930 3286 | 4210 4606  WhatsApp: +55 11 94743-2407
  • 05-12-2023
  • Foque na hidratação e na alimentação leve e saudável para os idosos

    Verão + cuidados específicos = felicidade!

    As altas temperaturas já estão chegando e com isso os cuidados com a saúde da pele e hidratação corporal dos idosos devem ser intensificados.

    Fatores naturais do envelhecimento, como perda de massa muscular e a fina espessura da pele, podem comprometer a regulação da temperatura do corpo, exigindo cuidados específicos.

    Atenção redobrada para que os idosos não sofram consequências danosas com o calor, visto que estão mais propensos à desidratação.

    Algumas dicas ajudam muito na manutenção da saúde dos idosos no verão:

    Hidratação corporal

    O processo da senilidade passa pela perda de água no organismo e, mesmo estando desidratado, o idoso não sente tanta sede, devido a diminuição da sensibilidade dos receptores responsáveis pela necessidade de beber água. Por este motivo, a ingestão de líquidos precisa ser inserida na rotina. Ofereça água, sucos e frutas frescas, para reposição e controle da temperatura e, mesmo que esteja em passeio, é importante ter sempre à mão uma garrafinha com água.

     

    Hidratação da pele e proteção solar

    Para refrescar e manter a temperatura equilibrada, aconselhamos que os banhos sejam em temperatura morna e, para manter a pele com a camada necessária de gordura que garante a humidade, é importante a aplicação de hidratantes corporais que não agridam a pele sensível dos idosos. No mercado já existem produtos específicos e livres de substâncias nocivas.

    Pela manhã é imprescindível a aplicação de proteção solar nas regiões desprotegidas pela roupa, lembrando que dependendo da exposição ao sol, a aplicação deverá ser repetida durante o dia.

     

    Cuidados com a temperatura do ambiente e exposição ao sol

    A variação drástica de temperatura não faz bem em nenhuma fase da vida, muito menos na terceira idade quando estão mais propensos a doenças respiratórias, portanto o idoso não deve ser exposto ao sol forte e ao ar condicionado muito frio.

     

    Boa noite de sono, atividade física e roupas leves

    Uma boa noite de sono, recompõe qualquer organismo e fortalece a imunidade. A prática de atividade física, ao ar livre em horários de temperaturas amenas, ajuda na manutenção do bem estar físico e mental durante todo o verão.

    Vestir roupas leves e com tecidos não sintéticos, ajudam a manter a “respiração” da pele.

     

    Alimentação saudável

    O verão é a estação mais colorida do ano e podemos levar as cores para nossos pratos, oferecendo alimentos “in natura” como verduras, legumes e frutas, em acompanhamento a carnes não gordurosas, o que facilita a digestão.

    Por aqui, contamos com uma equipe atenta a todos os detalhes mencionados e que proporcionam aos nossos residentes e hóspedes maior qualidade de vida e bem-estar.

    Por adorarmos o verão, suas cores e sua alegria, estamos sempre estimulando nossos residentes e hóspedes a participarem de uma bagunça saudável, seja um banho de piscina (improvisado) ou de mangueira para refrescar os pés, manhãs e tardes com muito suco e chás frescos no jardim, o que reflete nos sorrisos, pois aqui ninguém fica encostado, o que importa é ser feliz!


    Posts recentes