Atendimento: 11 4930 3286 | 4210 4606  WhatsApp: +55 11 94743-2407
  • 29-11-2023
  • Desnutrição, um mal que assola a população idosa

    A desnutrição proteicocalórica é, infelizmente, considerada um problema bem comum entre os idosos e pode acarretar sérios problemas de saúde, pode levá-los a infecções, redução da qualidade de vida e até mesmo com o aumento da mortalidade dessa população.

    O processo de envelhecimento provoca algumas alterações fisiológicas que levam ao desgaste natural do organismo, como falta de apetite, mudança no paladar, polimedicação, dificuldades digestivas e diminuição da massa magra, fatores que contribuem para um quadro de desnutrição, além das questões relacionadas ao estilo de vida e alimentação.

    Uma pesquisa do Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público e Estadual aponta que as pessoas idosas possuem 3,7% mais chances de desnutrição do que as demais faixas etárias.

    Como combater a desnutrição em idosos.

    A melhor forma de combate ainda é a prevenção, e a avaliação é muito individual, visto que cada organismo apresenta suas próprias necessidades nutricionais baseadas na sua composição corpórea, idade, estado de saúde, alimentação, medicamentos, dentição, problemas digestivos entre outras questões. O acompanhamento médico designará para exames laboratoriais específicos, para a identificação da deficiência de nutrientes, em conjunto com uma atenção de um profissional da nutrição, tudo isso, diminui consideravelmente os riscos de desnutrição, ao direcionar a compensação de nutrientes para cada idoso e assim prorrogar a autonomia, aumentar a longevidade e proporcionar qualidade de vida.

    O que deve fazer parte da alimentação dos idosos.

    Alguns alimentos são ricos em nutrientes que combatem a fragilidade do organismo:
    ● Peixes
    ● Alimentos integrais
    ● Carnes
    ● Muitas hortaliças
    ● Legumes
    ● Frutas

    Evitando a ingestão de alimentos processados/industrializados, aumentamos as possibilidades do organismo absorver nutrientes por meio da alimentação saudável.

    OBS: Segundo pesquisa realizada pela Universidade de Havard, o consumo de alimentos integrais pode ainda reduzir a incidência de morte por doenças cardíacas.

    Outro fator importante a ser observado pelos familiares e cuidadores é quando houver dificuldades para ingestão ou mastigação, o que leva a necessidade de se recorrer a um profissional da fonoaudiologia, para direcionar qual a melhor forma e consistência a ser ingerida pelo idoso.

    Aqui na Primaveras, nossa equipe é especializada nos cuidados específicos, de forma humanizada. Venha nos conhecer.

     


    Posts recentes