Atendimento: 11 4930 3286 | 4210 4606  WhatsApp: +55 11 94743-2407
  • 18-10-2023
  • No Dia do Médico, vamos falar sobre a especialidade que cuida da saúde dos idosos – o Geriatra

    Essa especialidade traz em seu contexto algo peculiar...afinal...é um novo momento, um novo olhar para o médico, diferente daquelas especialidades que nos acompanharam por todas as fases da vida. O médico geriatra acolhe as pessoas num momento de vulnerabilidade, ou pelo menos, diante da percepção que os cuidados devem ser mais holísticos e acolhedores.

    O papel de um médico geriatra é acompanhar e cuidar do processo de envelhecimento de forma global, atuando na prevenção e no tratamento de doenças físicas, psíquicas e emocionais, decorrentes da longevidade e tem como objetivo proporcionar ao paciente uma melhor qualidade e mais tempo de vida.

    Segundo a (OMS), Organização Mundial da Saúde, a pessoa pode ser considerada idosa a partir dos 65 anos, mas em alguns países, assim como no Brasil, ao chegar aos 60 anos de idade, já é considerado um marco para início da terceira idade.

    Embora o envelhecimento não esteja ligado apenas ao fator cronológico e hereditariedade, mas sim a diversos fatores externos que influenciam neste processo, como estilo e trajetória de vida, é recomendado o acompanhamento geriátrico a partir dos 60 anos. No entanto, não há uma idade correta para se buscar um geriatra, o que pode ser feito por uma questão de prevenção ou necessidade, até mesmo antes de chegar à terceira idade, visto que nosso corpo chega ao ápice de suas funções aos 30 anos.

    São 3 as situações que podem levar à busca por um geriatra:

    • Como prevenção, com o objetivo de orientar-se sobre como envelhecer da forma mais saudável possível;
    • Para acompanhamento do processo natural de envelhecimento;
    • Quando já há a necessidade de cuidados e acompanhamento de doenças para reabilitação e manutenção, evitando novas sequelas.

    Portanto, quanto antes houver o reconhecimento da necessidade de saber mais  sobre o próprio processo de envelhecimento ou de um familiar e enfrentar essa fase apenas como uma nova etapa da vida, melhor para assimilar as novas necessidades e cuidados, para que a longevidade ocorra dentro da qualidade de vida que todos nós desejamos.

    Em nome de toda a equipe da Residência Primaveras, parabenizamos a todos os médicos que dedicam suas vidas à cura e ao bem estar de seus pacientes. Em especial, à nossa querida Dra....


    Posts recentes