Atendimento: 11 4930 3286 | 4210 4606  WhatsApp: +55 11 94743-2407
  • 21-09-2023
  • Dia Mundial da doença de Alzheimer e Dia Nacional da Conscientização da Doença de Alzheimer

    Alzheimer é uma doença neurodegenerativa causadora de deterioração cognitiva, que atinge com maior incidência pessoas acima de 65 anos. O sintoma primário é a perda de memória recente, porém é progressiva e outros sintomas mais graves como falhas na linguagem, irritabilidade, dificuldade para pegar e prolongar o sono, perda da orientação de espaço e tempo, causando perda da capacidade para tarefas simples do cotidiano, o que pode levar a depressão, apatia e total dependência. O que leva a necessidade de acompanhamento integral.

    Conscientização: Dia Nacional de Conscientização da Pessoa com Alzheimer e Dia Mundial da doença de Alzheimer

    No dia 21 de setembro é celebrado o Dia Nacional da Conscientização da Pessoa com Alzheimer e também o Dia Mundial da Doença de Alzheimer, data fundamental para trazer à tona os impactos dessa doença na sociedade.

    Para 2023 a campanha traz o seguinte tema:

    “ Nunca é cedo demais, nunca é tarde demais ”

    O tema visa enfatizar a importância de identificar os fatores de risco e adoção de medidas de engajamento para redução e retardamento do processo e até mesmo a prevenção por meio de atividades que promovam o exercício cerebral cognitivo. Com o aumento da expectativa de vida e por consequência, o aumento de pessoas com demência, há uma necessidade urgente de se compreender fatores de risco, associados à demência, visto que esse cenário aponta uma crise global de saúde a ser enfrentada, segundo pesquisas da Alzheimer’s Disease International, que aponta também que o Brasil estará entre os países mais afetados.

    A importância do Dia Nacional de Conscientização da Pessoa com Alzheimer

    Apesar de ser um tema comum hoje em dia, ainda existem muitas dúvidas sobre o Alzheimer. Por esse motivo, sempre procuramos abordar sobre essa doença que tanto aflige a todos, dessa forma, trazemos informações importantes a respeito da relevante participação dos familiares e de quem convive com o idoso no seu cotidiano. É necessário conversar sobre a doença para que haja maior compreensão e também para buscar mudanças na compreensão e preconceito sobre quem é acometido, seu cuidador e familiares. A socialização é importante em todas as circunstâncias da vida.

     - Primeiramente, para que a população tenha a oportunidade de entender sobre a doença e sobre os pontos que afetam quem é acometido por ela.

    - Importância do diagnóstico precoce para escolha do melhor tratamento, manutenção e prorrogação da autonomia do idoso.

    - Prevenção por meio de alimentação e atividades durante a vida.

    - Em seguida, e muito importante, possibilitar a compreensão sobre o quanto é essencial o apoio dos familiares e dos cuidadores para uma melhor qualidade de vida do doente.

    - Para alertar sobre as necessidades do cuidador que também precisa de apoio, é fundamental que não sintam-se sozinhos e desamparados.

    Números sobre o Alzheimer no Brasil

    É bem difícil trazer uma informação exata sobre o número de portadores da doença no Brasil, principalmente porque o diagnóstico é muitas vezes tardio, seja pela complexidade na conclusão ou até mesmo pela busca tardia de um tratamento.

    Algumas etapas como avaliação da história clínica, exame físico, avaliação neuropsicológica e demais exames mais abrangentes são necessários para o veredito. Em contrapartida, quanto antes for diagnosticada a doença, mais chances de monitorar e retardar o progresso da doença.

    Em decorrência da informação acima, atualmente a Associação Brasileira de Alzheimer tem o número estimado de aproximadamente 1.2 milhão brasileiros acometidos por esse tipo de demência.

      Tratamento

    Embora não haja cura para a doença de Alzheimer, existem métodos específicos para amenizar e retardar os sintomas que dependendo de cada caso é por meio da associação de remédios por prescrição médica, acompanhamento psicológico, práticas regulares de atividades físicas e neurocognitivas, fisioterapia e, não menos importante, o convívio social.

    Nós da Residência Primaveras – Casa de Repouso e Centro Dia, cultivamos um jeito humanizado de acolher e tratar cada residente e hóspede e para nós cada idoso é único, com suas histórias e necessidades. Nossa missão é fazer com que as pessoas que a nós são confiadas, sejam sempre felizes e tenham a melhor qualidade de vida possível.


    Posts recentes