Atendimento: 11 4930 3286 | 4210 4606  WhatsApp: +55 11 94743-2407
  • 14-09-2023
  • Um olhar mais gentil sobre os cuidados nas ILPIs

    Quando se trata de saúde, sem perceber, cada um de nós busca um atendimento humanizado, aquele lugar que nos recebe de uma maneira acolhedora e nos faz sentir únicos e não apenas um número.

    Nas ILPIs, esse conceito vai muito além de um tratamento gentil. Ele reverbera por todas as áreas da instituição, considerando a integralidade dos cuidados, unindo a qualidade técnica e o desenvolvimento de um relacionamento, entre a equipe em relação ao idoso e aos seus familiares.

    Afinal, o que é o cuidado humanizado?

    Humanizar é também a condição de ser afável, acolhedor e compreensivo com o momento do indivíduo que está em condição vulnerável, ou seja, é tratar o idoso com suas particularidades, não simplesmente um protocolo a ser aplicado. É ouvir e compreender o que o aflige, considerando sua história de vida, sua relação com os familiares e com o mundo. Afinal, todo ser tem sua trajetória e complexidade, não é mesmo? Sim, cada idoso é ÚNICO com suas dores físicas e psicológicas!! E para maior efetividade, cada tratamento deve ser planejado e conduzido especialmente para cada um desses idosos.

    Cuidado humanizado em uma ILPI não se faz sozinho.

    Em uma ILPI são necessárias diversas modalidades de profissionais, desde o administrativo que conduz a recepção dos familiares, equipe e visitantes, a equipe que cuida da nutrição, enfermagem, gerontologia, médico geriatra, fonoaudiólogos, psicólogos, fisioterapeuta, cuidadores. Imaginem que toda essa engrenagem tenha em comum o conhecimento sobre cada particularidade do idoso e cada profissional conduza seu trabalho de forma coerente com os demais da equipe.

    Para tanto, desde a chegada do idoso a ILPI, é necessário que paciente e familiares sejam ouvidos com muita calma e compreensão, sobre como gosta de ser chamado, gostos, hábitos, prontuário médico, gerando proximidade e confiança na relação entre idoso, profissional e familiar, facilitando o diagnóstico e o tratamento. Quanto mais transparente sobre os processos a equipe agir, mais credibilidade conquistará, considerando que o idoso institucionalizado na maioria das vezes tem fragilidades e alguma dependência.

    Impactos da humanização dos cuidados em uma ILPI.

    Os impactos positivos reverberam entre residentes, hóspedes e também na equipe multiprofissional, pois o bom trabalho de um profissional, influencia no trabalho do outro e, por consequência, na qualidade dos resultados.

    Na Primaveras, sentimos que todos os envolvidos ganham. A satisfação de poder evoluir a cada dia com nosso jeito humanizado de cuidar e acolher nos torna cada vez mais envolvidos no nosso propósito. Cuidado e amor.

    Olhamos com gentileza para nossa equipe, que tanto batalha conosco para essa evolução.


    Posts recentes