Atendimento: 11 4930 3286 | 4210 4606  WhatsApp: +55 11 94743-2407
  • 10-09-2023
  • Suicídio na velhice – no dia mundial da prevenção ao suicídio, vamos combate-lo!

    Em setembro de 1994, um jovem americano cometeu suicídio e no velório, seus pais distribuíram cartões amarrados em uma fita amarela contendo frases para quem, possivelmente, pudesse estar enfrentando algum problema emocional. Com isso foi desencadeado um movimento de prevenção ao suicídio cujo símbolo, até hoje, é uma fita amarela. Esse movimento chegou ao Brasil em 2015, que desde então participa do Setembro Amarelo, maior campanha anti - suicídio do mundo, com o objetivo de alertar sobre o tema e as formas de prevenção.

    O lema da campanha Setembro Amarelo para 2023 é: “Se precisar, peça ajuda”.

    Embora exista esse movimento, o assunto ainda é um tabu e muitas vezes, motivo de vergonha ao expor sentimentos e isso ocorre em todas as idades.

    A incidência de suicídios entre os idosos está entre as mais expressivas, mais do que entre a população jovem, até porque as tentativas são, em proporção, mais letais.

    Você sabe qual o motivo?

    As pessoas na terceira idade tendem a sentir que não são valorizadas e que sua ausência não fará diferença!

    Cabe, aos amigos e familiares,  demonstrar a ele que é exatamente o contrário.

    O comportamento do idoso dá sinais de que está pensando em tirar a própria vida e pode muitas vezes ser prevenido.

    Como prevenir o idoso de um pensamento suicida?

    É fundamental que o processo de envelhecimento venha acompanhado de compreensão, escuta ativa, afeto e, acima de tudo, manter o idoso sempre ativo, seja no convívio com amigos, familiares e também em sociedade. Entre outras motivações vale a pena estimular o idoso em atividades que trabalhem a mente de forma positiva.

    ∙         Atividades de lazer e exercícios físicos em grupo.

    ∙         Passeios com familiares e velhos amigos.

    ∙         Conhecer novas pessoas, é sempre tempo de fazer novas amizades.

    ∙         Entender o que o idoso gosta e proporcionar a ele.

    ∙         Bate papo.

    ∙         Servir comidas gostosas e deixar que ele fale sobre suas receitas e compartilhe com amigos e familiares e até cozinhe se isso lhe fizer bem.

    ∙         Demonstre sua admiração sobre seus talentos.

    ∙         Procurar atendimento psicológico e até psiquiátrico, se necessário.

    É fundamental que os familiares e amigos tratem o assunto de forma natural, derrubando tabus e estejam atentos ao comportamento do idoso, assim como o acompanhamento médico é importante para averiguar se existe um processo depressivo que pode desencadear o suicídio. Pensamentos sobre a morte não podem ser normalizados, enquanto há vida pela frente, há que se viver!

    Uma excelente alternativa para a feliz convivência para os idosos, é estar em movimento, conhecer novas pessoas, interagir com todas as idades e também com os iguais e para isso, estamos aqui, mesmo que para receber seu idoso para passar um dia cheio de novidades conosco.

    Venha nos conhecer.

    Lembre-se, em qualquer idade! Se precisar de ajuda, peça!


    Posts recentes