Atendimento: 11 4930 3286 | 4210 4606  WhatsApp: +55 11 94743-2407
  • 20-08-2023
  • Alzheimer – Meu familiar diz que eu roubei seus objetos. O que fazer?

    O Alzheimer pode provocar sérios danos ao cérebro, além da perda de memória recente, leva à perda da noção de espaço, tempo, compromete a linguagem e o reconhecimento até dos entes mais próximos.

    Em muitos casos, tornam-se comuns os episódios de alucinações, delírios e até certas paranoias, portanto, os familiares e cuidadores não devem se surpreender ou se assustar com certos comportamentos.

    Para saber lidar de uma forma mais natural com as situações importas pela demência, primeiramente é importante saber diferenciar:

    O que são Alucinações: são perturbações que se caracterizam por sensações visuais e auditivas de coisas que não existem como afirmar que viu um bicho, sentiu algum cheiro ou ouviu um barulho que na realidade não aconteceu.

    E os Delírios e paranoias: caracterizados por uma ideia falsa ou uma interpretação errônea como no caso de acusar um familiar ou amigo de ter lhe roubado algo ou sentir que está sendo vigiada ou seguida.

    Como lidar com essas situações?

    Mesmo que o portador de Alzheimer tome remédios para alucinações a forma como agir contribui muito para acalmar o doente e esperar a crise passar.

    • Primeiramente entender que definitivamente não é nada pessoal, mas sim uma decorrência da doença de Alzheimer. Por mais que pareça assustador, não brigue e trate a situação com leveza e responda da forma mais natural possível, manifestando seu carinho.
    • Diga algo como: “fique tranquilo, está tudo bem, estou aqui para te proteger e nada deixaremos acontecer”.
    • A empatia funciona muito bem, coloque-se no lugar do idoso e pergunte de um jeito tranquilo que tem percebido sua preocupação e quer saber o que o está incomodando.
    • Em meio à crise, responda com palavras simples, de fácil compreensão e não peça detalhes do que ela está vendo, assim não alimentará seu sentimento de medo.
    • Uma boa saída é exercer seu lado bem humorado e entrar na “vibe” do doente, sem assustá-lo, é claro.
    • Pode também optar pela sinceridade, porém sem contestar. Diga que você sabe que o idoso viu algo, porém você ainda não conseguiu ver.
    • Evite falar muito baixo caso o doente esteja afastando-se e desconfiado.
    • O importante é transmitir segurança e afirmar que o idoso ou a idosa não corre perigo algum porque você não permitirá que nada aconteça.
    • Procure desviar o foco do doente para algo que ele goste muito e o distraia.
    • Caso as crises ocorrem sempre à noite, mantenha sempre uma luza acesa, isso deixará o idoso mais seguro.

    Alguns fatores como medicação, deficiências visuais ou auditivas podem contribuir com delírios e alucinações, por isso é fundamental estar atento ao que acontece com o idoso e também no entorno dele, visto que simples objetos provocando sombras na parede podem desencadear uma crise.

    Lembramos que é fundamental para o portador de Alzheimer, em qualquer fase da doença, o acompanhamento médico para avaliação de crises e fatores que desencadeiam mudanças bruscas no seu comportamento, como infecções, uso de determinados medicamentos, álcool, deficiência visual ou auditiva. Só o médico pode prescrever medicações!!

    Na Primaveras estamos inseridos nesse contexto e procuramos evoluir tanto em especialização quanto no amor por cada idoso a nós confiado. Venha nos conhecer.


    Posts recentes