Atendimento: 11 4930 3286 | 4210 4606  WhatsApp: +55 11 94743-2407
  • 10-08-2023
  • Síndrome do Pôr do Sol

    Síndrome do Pôr do Sol, você sabe o que é? Trata-se de um conflito mental, que o entardecer provoca nas pessoas com demência, entre elas o Alzheimer.

    As pessoas que sofre com essa síndrome, muitas vezes perdem a noção de onde estão e de quem são os familiares, ficam inquietos e até nervosos, podendo até pedirem para voltar para casa, mesmo que esteja dentro dela. É como se ocorresse um apagão, que geralmente leva o portador aos gritos e, por consequência da agitação, não o deixa dormir.

    Familiares que convivem com um idoso com Alzheimer facilmente já passaram por estas situações e sabem que a noite é normalmente o período mais difícil do dia.

     

    Síndrome do Pôr do Sol, porque ocorre?

    Segundo pesquisas, esta síndrome afeta 30% da população que se encontra na fase intermediária do Alzheimer e tende a desaparecer com a evolução da doença.

    As causas pelas quais são desencadeadas esta condição não são claramente conhecidas, supõe-se plausivelmente que o relógio biológico seja afetado por alterações cerebrais como uma linha tênue entre o sono e a vigilância, influenciado pela variação da luminosidade entre noite e dia, temperatura e fase do ano. Outros gatilhos como vontades não satisfeitas e estado depressivo também estão associados à Síndrome do Pôr de Sol.

    Uma maneira de ajudar, é ficar atento aos sinais da síndrome e entender o que provoca tamanha ansiedade, praticando a escuta ativa sobre as frustrações do idoso e procurar tranquiliza-lo e até chamar a atenção para distrair a pessoa, quebrando o circuito do estresse do momento. Algumas providencias como fechar as cortinas e acender as luzes, ouvir música e até fazer uma atividade em conjunto, algo que o idoso possa começar a associar o final da arte a momento prazeroso e tranquilo.

     

    Momento difícil para o familiar cuidador

    O anoitecer passa a ser um momento de aflição para o familiar que cuida do idoso com a síndrome do Pôr do Sol, é como quem já espera as crises constantes e naturalmente causa cansaço físico e mental. É mais do que necessário que esse cuidador tenha respaldo psicológico e também consiga dividir a responsabilidade com outro familiar, para que consiga oxigenar pensamentos, se distrair para continuar ajudando o idoso e manter sua própria saúde.

     

    Como atenuar essa fase e prevenir as crises

    Atividades físicas moderadas, recreativas, alimentação saudável e a exposição ao sol trazem benefícios para corpo e mente e também podem contribuir para um anoitecer mais tranquilo.

    E por fim, um ambiente aconchegante com iluminação parcial, reduzem as possibilidades de confusão mental.

    Porém, se mesmo com todos os cuidados, a síndrome continuar assombrando, procure ajuda médica.

     

    A Residência Primaveras – Casa de Repouso e Centro Dia, está preparada para receber com competência técnica e muito amor, ao seu familiar que por ventura venha a sofrer da Síndrome do Pôr do Sol. Estamos aqui para acolher e trazer a qualidade de vida que todos os idosos merecem.

     

     


    Posts recentes