Atendimento: 11 4930 3286 | 4210 4606  WhatsApp: +55 11 94743-2407
  • 01-08-2023
  • A importância de uma rede de apoio no processo de envelhecimento

     

    A rede de apoio é de fundamental importância para um processo de envelhecimento saudável, seja no âmbito emocional ou físico.  Essa rede de apoio nada mais é que um conjunto de pessoas composta por familiares, amigos e equipe de uma ILPI, que o idoso pode contar em diferentes circunstâncias, inclusive quando estiver em apuros. Além disso, essa rede ajuda a espantar a solidão e a melhorar as relações interpessoais.

    Para o idoso institucionalizado, a rede de apoio que está diariamente com os residentes e hóspedes, é a equipe que o atende em todas as suas necessidades, desde as questões de higiene, mobilidade, alimentação, interatividade, exercícios cognitivos e proteção, até as questões emocionais por meio de atendimento psicológico. O vínculo pode ultrapassar a esfera profissional e atinge também a afetiva, pela empatia e afinidade.  Outro lado muito positivo e que faz parte dessa rede de apoio, são as amizades que brotam de forma natural e profunda entre os internos, visto que compartilham suas histórias de vida, fragilidades e o sentimento de que uns podem contar com os outros na alegria e nos momentos de dificuldade. Condição primordial para o bem estar do idoso, é que a família continue sendo a seu principal porto seguro como base de vida, salvo casos onde o idoso não tem mais as pessoas da família e a ILPI passa a suprir totalmente suas necessidade e anseios. A união de uma boa rede de apoio dentro e fora da casa de repouso é que se constitui como ideal de vida para as pessoas idosas.

    Para a gerontologia, o envelhecer é um processo progressivo e multifatorial e o potencial de um processo bem sucedido é muito possível. Para longevidade e qualidade de vida é fundamental que se mantenha a rede de apoio por toda a vida, que se cultive bons relacionamentos e seja uma via de mão dupla, se disponibilizando a ser também a rede de apoio de alguém.

    Na Primaveras, fomentamos entre todos a importância de sermos a rede de apoio dos nossos residentes e hóspedes, seja o que for relacionado à saúde física e emocional, sem nunca deixar de lado a questão de estarmos alí como porto seguro dos nossos idosos para um colo, um abraço e ouvidos dispostos realmente a escutar o que eles têm a dizer.


    Posts recentes