Atendimento: 11 4930 3286 | 4210 4606  WhatsApp: +55 11 94743-2407
  • 18-07-2023
  • Você sabia? Nem todo tremor é doença de Parkinson

    Sempre quando vemos alguém com tremores, logo associamos ao Parkinson, porém, nem todas essas pessoas são portadoras dessa doença.

    Existe um distúrbio que provoca espasmos nos movimentos chamado Tremor essencial e é bem comum, afetando mais indivíduos até mesmo que o Parkinson. Aproximadamente 20% da população acima dos 65 podem desenvolver em algum momento o Tremor Essencial.

    Mas como diferenciar o Tremor Essencial do Parkinson?

    Ao contrário do Parkinson, o Tremor Essencial ocorre exatamente com o portador está em movimento e não em repouso. Provoca espasmos rítmicos e involuntários, normalmente iniciando pelas mãos em um só lado do corpo e gradualmente vai atingindo braços, cabeça, laringe, língua e queixo.

     Esses tremores afetam diretamente no modo de vida dos acometidos, visto que tarefas do dia a dia, como tomar uma xícara de café ou abotoar uma roupa, tornam-se situações desafiadoras e complicadas.

    A causa do Tremor Essencial ainda é uma incógnita, mas sabe-se que é um distúrbio genético, ou seja, o risco de filhos de uma pessoa portadora da doença corre um risco maior de ser acometido do que outra pessoa que não tenha um caso em seus ascendentes.

    Tratamento nem sempre funciona, porém existe a cirurgia.

    Embora existam medicamentos para o controle dos tremores, nem sempre os pacientes respondem ao tratamento. O que tem se tornado uma prática mais eficaz é a cirurgia de estimulação profunda do cérebro que vem sendo vista além de tudo como um procedimento seguro.

    Já no caso do Parkinson, algumas características de diferenciam. A começar pela aparição tímida dos primeiros sinais como um dedo da mão ou uma perna específica, sempre em momento de repouso e quando a pessoa se mexe até mesmo para mudar de posição, o tremor tende a parar. A doença pode evoluir e ficar mais evidente com o passar do tempo e muitos pacientes relatam que em situação de estresse e ansiedade, os tremores ficam mais fortes e atingir os dois lados do corpo. Embora, os tremores sejam os sintomas mais evidentes do Parkinson, nem sempre atinge todos os portadores da doença é não é o que mais causa incapacidade nas pessoas acometidas.

    No caso do Parkinson, tanto o medicamento, quanto a cirurgia de estimulação cerebral profunda, costumam ser eficazes.

    É fundamental estar atento aos sinais para que a ajuda venha a tempo de atender à s necessidades para que a qualidade de vida do idoso seja mantida pelo maior tempo possível.

    Na Residência Primaveras, somos especialistas no cuidado humanizado e na busca da felicidade de cada idoso que aqui convive.


    Posts recentes