Atendimento: 11 4930 3286 | 4210 4606  WhatsApp: +55 11 94743-2407
  • 07-07-2023
  • Aos primeiros sinais de Alzheimer, busque ajuda

    Por ser uma doença neurodegenerativa e silenciosa, o Alzheimer prejudica a memória e outras funções cognitivas essenciais para o ser humano. Na maioria dos casos, a incidência da doença atinge idosos e pessoas com predisposição genética.

    Os sintomas iniciais podem ser facilmente confundidos com o processo natural do envelhecimento, fazendo com que o portador de Alzheimer demore a obter o diagnóstico pela lenta evolução da doença.

    Quanto mais precoce for a identificação do Alzheimer, maiores serão as chances de postergar a progressão da doença, por meio do controle e monitoramento dos sintomas.

    Se os sintomas abaixo forem recorrentes, é fundamental procurar um médico para iniciar o tratamento adequado o quanto antes.

    Sintomas do Alzheimer

    Problema para se expressar, dificuldade em encontrar as palavras dentro do contexto.
    Perda de memória recente, como por exemplo, o que ocorreu ontem, o que aconteceu há uma hora.
    Dificuldades para executar tarefas intelectuais, como fazer contas, ler livros e participar de jogos.
    Perda da capacidade para desempenhar tarefas do dia a dia, como cozinhar, dirigir e retirar dinheiro em caixa eletrônico.

    Desorientação no tempo (que dia é hoje?) e no espaço (onde estamos agora?).
    Colocar objetos fora do lugar (como guardar alimentos no guarda-roupas, sapatos na geladeira).
    Alterações repentinas de humor e de comportamento.

    Alterações de personalidade (pessoa muito extrovertida tornar-se reservada e quieta)
    Apatia e perda de iniciativa para tomada de decisões, às vezes as mais simples.
    Estes são alguns sintomas que podem ajudar a identificar uma pessoa que esteja sofrendo com o Alzheimer, porém é sempre importante procurar um médico para que sejam realizados os exames necessários, chegar ao diagnóstico e por consequência, um tratamento médico e terapêutico adequado.

    É fundamental estar atento aos sinais para que a ajuda venha a tempo de atender à s necessidades do início do Alzheimer para que a qualidade de vida do idoso seja mantida pelo maior tempo possível.

    Na Residência Primaveras, somos especialistas no cuidado humanizado e na busca da felicidade de cada idoso que aqui convive.


    Posts recentes