Atendimento: 11 4930 3286 | 4210 4606  WhatsApp: +55 11 94743-2407
  • 15-06-2023
  • Dia Mundial da conscientização da violência contra a pessoa idosa

    Em 15 de junho é celebrado o Dia Mundial da conscientização da violência contra a pessoa idosa, instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU).

    No Brasil, o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, lançou a Campanha Nacional de Enfrentamento a Todas as Formas de Violência, uma campanha que faz parte do Junho Violeta, dedicado à mobilização da sociedade para a proteção dos idosos, uma campanha de alerta e combate à violência contra idosos, em decorrência de milhares de violações dos direitos do idoso em nosso país.

    Um dos objetivos é a conscientização e identificação da violência e do abuso contra as pessoas idosas.

    “Apenas nos primeiros cinco meses de 2023, o Disque 100 recebeu mais de 47 mil denúncias que apontam para cerca de 282 mil violações de direitos contra esse segmento social. No ano passado, os registros oficiais revelaram mais de 150 mil violações a partir de mais de 30 mil denúncias. Isso representa aumento 57% nas denúncias e de 87% nos registros de violações de direitos estatisticamente. Os números são do Painel de Dados da Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos”.

    O combate é importante, no entanto, não menos importante é compartilhar boas práticas e propor um protocolo de atenção para alertar a população sobre observar quando um idoso está com aspecto descuidado, marcas no corpo ou que passam por indiferença dos seus familiares, nestes casos existem fortes indícios de violência, sendo assim é necessário coibir e dentro do possível, buscar alternativas para amenizar o sofrimento daquele idoso.

    No contexto do objetivo desta campanha, está promover a sensibilização das pessoas diante deste cenário e com o apoio da sociedade, prevenir e coibir atitudes violentas e amenizar o sofrimento da pessoa idosa, principalmente neste momento onde muitas famílias passaram períodos de muita dificuldade por conta da pandemia, fato que colaborou para que idosos ficassem à mercê do estresse de quem deveria lhes proporcionar o bem estar e não a violência.

    Quais são os tipos mais comuns de violência contra os idosos?

    A violência contra o idoso se classifica em qualquer atitude de negligência, falta de atenção e cuidado que possa afetar a saúde física e emocional da pessoa idosa, cometida muitas vezes por alguém que deveria zelar por ele. O que antes era tratado como assinto privado, hoje deve ser reconhecido e denunciado pela sociedade e nunca ignorado.

    • Deixar de prestar cuidados básicos como a higiene e saúde (medicação)
    • Não proteger contra frio e calor;
    • Não prestar socorro em caso de queda e perigo iminente
    • Omissão de parentesco;
    • Obrigar o idoso a fazer o que não deseja;
    • Provocar dor e ferimento;
    • Praticar assédio moral e emocional
    • Xingamentos
    • Exploração financeira e patrimonial.

    Há também a mais sútil das violências, aquela que prejudica a autoestima e que expõe ao constrangimento e o impede de encontrar com parente e amigo.

    É fundamental que façamos a nossa parte em denunciar e botar a boca no trombone quando desconfiarmos de ação violenta, seja física ou moral. Dessa forma, estaremos contribuindo para a mudança desse cenário.

    Aqui na Residência Primaveras – Casa de Repouso e Centro Dia, condenamos toda e qualquer atitude violenta contra o idoso!

    Trazemos em nosso DNA a essência do cuidar, acolher e entre tantas coisas, o ESCUTAR os anseios de cada um dos nossos residentes e hóspedes. Em nossa casa, toda a equipe é especializada nos cuidados com a pessoa idosa e outra condição imprescindível é que traga o amor na sua trajetória.

    Pratique o amor e o dedique àqueles que tanto se dedicaram a você!

    E caso presencie ou mesmo desconfie de que alguém não está tratando um idoso com respeito, denuncie!

    Disque 100 (principal canal de comunicação).

     


    Posts recentes