Atendimento: 11 4930 3286 | 4210 4606  WhatsApp: +55 11 94743-2407
  • 12-06-2023
  • Comprometimento cognitivo leve, você já ouviu falar?

    O Comprometimento Cognitivo Leve, usualmente tratado por sua sigla CCL, está relacionado ao processo natural de envelhecimento e destaca-se pela perda de memória relacionada à idade. Nos últimos anos, o tema chamou a atenção dos estudiosos devido ao aumento da longevidade da população.

    O CCL se caracteriza por uma patologia benigna que ocasiona perdas progressivas de uma ou mais funções cognitivas, sem comprometimento da autonomia do idoso, porém, o acompanhamento do idosos é fundamental para a percepção sobre quando o idoso passa a ter prejuízo significativo na rotina comprometendo sua destreza nas atividades diárias, nesse caso faz-se necessário uma análise neuropsicológica para ajudar na avaliação e constatação de uma possível evolução para doença degenerativa.

    Algumas condições que denotam a CCL, é quando na medida em que a idade avança surgem episódios de pequenos esquecimentos como por exemplo, em relação ao lugar onde se guardam certos objetos, falta de concentração, procura pelos óculos enquanto os mesmos estão na cabeça, caminhar pela casa até lembrar-se o que foi fazer em determinado cômodo. O que ocorre nesse período é que a mente já tem tantas informações que passa a ser memória seletiva e passa a guardar somente o que é mais importante.

    Um estudo publicado pela Revista da USP indica que entre 15 e 20% da população de pessoas com mais de 60 anos no Brasil, sofrem com o Comprometimento Cognitivo Leve e que as taxas de pessoas nessas condições que evoluem para um quadro de demência variam entre 10 e 40% ao ano.

    O CCL, caracterizado pela redução de memória episódica, é visto como um estado intermediário entre o processo degenerativo para um envelhecimento normal, visto que ainda não interfere no âmbito funcional e o surgimento do Alzheimer, que inicia-se pela perda do armazenamento de fatos recentes, funções da linguagem e executivas, apresentando déficit cognitivo.

    É também fundamental avaliar de os problemas de memória não estão sendo ocasionados por quadros de desiquilíbrio hormonal, depressão e ansiedade, o que pode contribuir para a transição entre eventos ocasionais senis para o Alzheimer.

    Para todas as situações é muito importante a observação em relação ao dia a dia do idoso e suas mudanças de comportamento. Fique atento e recorra aos ao acompanhamento médico e manutenção da qualidade de vida do seu ente querido.

    Aqui na Primaveras somos especializados no comportamento das pessoas idosas de um jeito peculiar e humanizado.

     


    Posts recentes