Atendimento: 11 4930 3286 | 4210 4606  WhatsApp: +55 11 94743-2407
  • 09-06-2023
  • Dia da Imunização – a importância da vacinação para as pessoas idosas

    Segundo a OMS - Organização Mundial da Saúde, as vacinas salvam 3 milhões de pessoas ao ano em todo o mundo, portanto o desenvolvimento delas é um verdadeiro marco na história da saúde humana, para o controle de epidemias, diminuir a incidência e até erradicar tantas doenças historicamente graves como hepatite B, sarampo, varíola, poliomielite, rubéola, tétano, febre amarela e tantos outros vírus e suas variações como a recente Covid, a gripe e a influenza.

    No Brasil, o Ministério da Saúde Instituiu o dia 9 de julho como o Dia Nacional da Imunização, com o objetivo de conscientizar a todos os brasileiros sobre a importância de manter a vacinação em dia na prevenção de doenças imunopreveníveis.

    A falta de informação sobre a segurança e eficácia no combate às doenças infectocontagiosas é também um perigo que nos cerca, pois sabemos que a vacina não protege somente ao vacinado, mas também à população no entorno, quanto mais pessoas vacinadas, menor a propagação das doenças. Portanto, manter a sua caderneta de vacinas e da sua família em dia é uma atitude de amor aos seus entes queridos e ao próximo, sem nunca esquecer dos idosos.

    Em decorrência das alterações imunológicas ocorridas no processo de envelhecimento, os idosos ficam mais suscetíveis ao surgimento de doenças infectocontagiosas, principalmente do aparelho respiratória por esse motivo, a vacinação em idosos é fundamental para a redução das internações e do risco de morte causados por doenças cardíacas, cerebrovasculares, pneumonia ou influenza (infecção viral aguda do sistema respiratório).

    Considerando que estamos no início do inverno quando a incidência das condições gripais aumentam, a vacinação contra a gripe pode fazer toda a diferença para a saúde geral do idoso.

    Aqui na Residência Primaveras – Casa de Repouso e Centro Dia, temos um enorme respeito pelo calendário de vacinação e providenciamos a imunização não só para nossos residentes e hóspedes como também para toda a equipe que atua diretamente com os idosos, para que todos estejam protegidos.


    Posts recentes