Atendimento: 11 4930 3286 | 4210 4606  WhatsApp: +55 11 94743-2407
  • 26-04-2023
  • Dia Nacional de Prevenção e Enfrentamento à Hipertensão Arterial

    O Dia 26 de Abril foi instituído como uma data marcante para a conscientização da Hipertensão Arterial, com o objetivo de alertar a população sobre a importância da prevenção e do tratamento da doença.

    A Hipertensão Arterial caracteriza-se pelo aumento e sustentação dos níveis de pressão que controlam a contração e relaxamento do coração.

    Você sabia que existem dois tipos de Hipertensão?

    ∙         Primária, quando se instala por genética.

    ∙         Secundária: quando é decorrente de outros problemas de saúde e nesse caso é fundamental o conhecimento sobre a origem da doença, para a prescrição de um tratamento adequado a cada caso.

    Quais são as principais causas da Hipertensão?

    Hereditariedade, estresse, processo de envelhecimento, consumo exagerado do sal e alimentos ultraprocessados como os embutidos, e demais hábitos alimentares não saudáveis.

    Como reconhecer a doença:

    A Hipertensão é geralmente silenciosa, por esse motivo é muito importante o hábito de medir regularmente, visto que a doença pode levar a sérios problemas de saúde e a complicações como AVC, Infarto, doença renal crônica e hipertrofia do músculo do coração, causando arritmia cardíaca.

    Embora silenciosa, alguns sinais podem decifrar a doença, como: tontura, falta de ar, visão turva e dores de cabeça constantes, atenção!

    Quais são os cuidados e o tratamento para a Hipertensão?

    Embora a hipertensão não tenha cura, existem maneiras para manter seu equilíbrio. Para isso é imprescindível que haja um acompanhamento de medição regular para obter e manter o controle da pressão.

    Existem medicações para o controle que devem ser adequadas para cada indivíduo após avaliação médica, no entanto, não são todos os casos que apresentam a necessidade de tratamento medicamentoso. O fundamental é que o paciente esteja consciente sobre a necessidade de mudança de hábitos alimentares e de estilo de vida, levando a uma vida mais saudável e com maior expectativa de longevidade e qualidade de vida.

    Pontos importante que compõem essa mudança e que contribuem inclusive com a prevenção:

    ∙         Diminuição do consumo de sal e de alimentos gordurosos e processados.

    ∙         Atividade física regular.

    ∙         Abandono do cigarro.

    ∙         Moderar o consumo de bebidas alcoólicas.

    ∙         Usufruir dos momentos de lazer e felicidade.

    ∙         Controle do diabetes.

    Por aqui, estamos sempre alertas para a prevenção e tratamento de hipertensão tanto sobre os nossos queridos idosos, como dos nossos colaboradores.


    Posts recentes